loading

Guimarães: Regresso ao trabalho com o plantel em aberto

Vitória de Guimarães iniciou hoje os trabalhos tendo em vista a temporada futebolística de 2008/09 sem o plantel fechado e partindo para estágio com 30 jogadores, esperando o treinador Manuel Cajuda ainda a contratação de mais três.

Guimarães: Regresso ao trabalho com o plantel em aberto
Futebol 365

Depois do excelente campeonato que igualou a melhor classificação de sempre do Vitória (3º lugar), com o bónus do apuramento para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões, Manuel Cajuda não estabelece para esta temporada um objectivo definido, mas afirma-se ''preparado para não desiludir'' os sócios e adeptos vitorianos.

A estratégia será semelhante à do ano passado: ''alegres, determinados, e a fazer de qualquer jogo um jogo para ganhar''.

Para Manuel Cajuda, ''o primeiro objectivo é não descer de divisão, mas não o último''. Reconhecendo que ''seria miserável lutar para não descer'', frisou que não quer criar ''falsas ilusões''. ''O campeonato vai ser mais forte e vamos tentar também sê-lo''.

O técnico reconhece que a época que se avizinha está ''cheia de expectativas, transpira alegria em cada vimaranense, mas temos muito para trabalhar. Temos grandes responsabilidades devido ao marco histórico do apuramento para a 'Champions', porque mesmo disputando a pré-eliminatória é da 'Champions' e não da UEFA'', notou.

O técnico algarvio reconheceu, contudo, que não está preparado para perder mais jogadores. ''Se o Vitória quer ser grande não pode vender toda a gente ao mesmo tempo'', afirmou sobre a possível saída de Sereno ou Andrezinho.

O presidente do Vitória de Guimarães, Macedo da Silva, desejou que a nova época ''seja de sucesso como a anterior'' e disse que se for pelo menos igual será ''uma boa temporada''. ''Pela equipa que vamos montar iremos dar muitas alegrias aos nossos associados'', apostou.

O dirigente desejou ainda que haja ''um 'balneário' muito unido, como sempre''.

Os jogadores começaram a chegar ao estádio D. Afonso Henriques bem cedo, alguns por volta das 8:00, para realizar testes médicos.

O único jogador que não compareceu foi o ex-maritimista Wênio, alegadamente por um atraso na ligação aérea entre o Brasil e Portugal.

Para já, são quatro as contratações do Vitória de Guimarães: o defesa-central francês Gregory (ex-Marítimo), o médio brasileiro Wênio (ex-Marítimo), o defesa-direito brasileiro Lionn (ex-Torreense) e o avançado brasileiro Jean Coral (ex-Criciúma), hoje apresentado.

A contratação do também avançado brasileiro Douglas está dependente do desfecho da contenda que corre na justiça brasileira entre o jogador e o seu ainda clube, o América, do Brasil.

Manuel Cajuda disse esperar mais três jogadores, um defesa-central, um médio organizador e um avançado, o que implicará que muitos dos jogadores que hoje partiram para estágio não fiquem no plantel, casos de Radanovic, Targino, Márcio Martins, Felipe, Rafael, Diogo Lamelas, Lucas e Dinis (os últimos quatro ainda juniores).

Em relação às saídas, registe-se a do defesa-central Geromel, transferido para o Colónia da Alemanha, considerado o melhor jogador do campeonato numa votação promovida no sítio da Internet da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Também o tridente atacante mais vezes titular da equipa na época passada - Alan, Ghilas e Miljan -, os dois últimos os melhores marcadores com seis golos cada e o primeiro o jogador com mais assistências, não continua por razões diversas.

O brasileiro Alan regressa ao FC Porto, o franco-argelino Ghilas não renovou o contrato, apesar de ter sido convidado para tal, e o sérvio Miljan será transferido para os chineses do Shandong Luneng, permitindo ao clube minhoto mais um encaixe financeiro.

O orçamento ronda os 6,5 milhões de euros, um aumento significativo em relação à época passada.

Esta temporada regista também mudanças no departamento de comunicação do clube, com a contratação do ex-jornalista José Marinho para o liderar, e no patrocinador, passando a instituição bancária Finibanco a figurar nas camisolas do Vitória de Guimarães.

A comitiva vimaranense composta por 30 jogadores cumpre ainda hoje, pelas 18:00, o primeiro treino da época, na Quinta do Pinheiro, Alcobaça, onde se desenrolará o primeiro estágio.

Dia 10 deste mês a equipa viaja para a Suíça, onde participará no Torneio Obi Cup, e o regresso a Portugal está marcado para o dia 17 de Julho.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?