O defesa-central Frederico Venâncio assumiu hoje que deseja realizar mais jogos pelo Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, na época 2019/20, depois de ter cumprido oito encontros oficiais na temporada passada.
Ofuscado pelos colegas de setor Pedro Henrique e Osorio em 2018/19, o futebolista, de 26 anos, reconheceu a "ambição" de se afirmar na sua segunda época em Guimarães, tendo prometido "lutar sempre para ganhar" enquanto estiver em campo.
"Parto sempre com a mesma perspetiva para todas as épocas: ser uma opção para o treinador e jogar. Há um longo campeonato e muitas oportunidades para se aproveitarem, mas o meu objetivo para este ano é jogar", disse, após a apresentação dos equipamentos vitorianos para a nova temporada, presenciada por centenas de adeptos num centro comercial de Guimarães.
Venâncio disse ainda que os jogadores estão "motivados" com as ideias do novo treinador, Ivo Vieira (ex-Moreirense), mas reconheceu que a equipa tem de "assimilar" o modelo de jogo "o mais rapidamente possível" por causa da segunda pré-eliminatória da Liga Europa, diante do Jeunesse Esch (Luxemburgo) ou do Tobol (Cazaquistão), em 25 de julho e 01 de agosto.
"Vai ser um início de época diferente. Exigentes são todos [os inícios], porque, a partir do momento em que começamos a treinar, temos de estar preparados para o que aí vem. Mas são jogos a eliminar e a responsabilidade é muito alta. Obviamente queremos passar", reiterou.
Questionado sobre as eleições de 20 de julho, às quais vão concorrer três candidatos - António Miguel Cardoso, Miguel Pinto Lisboa e Daniel Rodrigues -, o defesa considerou que essa situação não vai ter qualquer influência na preparação da equipa para a época 2019/20.
"São situações normais nos clubes. Nós, jogadores, estamos mais preocupados em dar a melhor resposta possível dentro de campo. Os adeptos são responsáveis pelo clube e acho que quem vier vai fazer um bom trabalho", concluiu.