A anfitriã São Nicolau vai receber Santo Antão no jogo inaugural do interilhas, torneio também denominado de Taça Independência, que arranca na sexta-feira e junta todas as ilhas habitadas de Cabo Verde e uma seleção da diáspora.
São Nicolau e Santo Antão fazem parte do grupo A do torneio, composta ainda pelas seleções das ilhas do Fogo e do Sal, que jogam no mesmo dia, e da Brava.
O grupo B é formado pelas ilhas de São Vicente, Santiago, Boavista, Maio e a seleção da diáspora.
O jogo inaugural e os restantes do grupo A serão disputados no Estádio Di Deus, no concelho da Ribeira Brava, enquanto os do grupo B vão decorrer no Estádio Orlando Rodrigues, no Tarrafal, o mesmo que também será o palco da final, agendada para 16 de julho.
O torneio interilhas, também denominado de Taça Independência, foi criado em 1985 para celebrar os 10 anos da independência de Cabo Verde.
Desde então, o torneio foi organizado de forma intermitente, sendo que esta será a 12.ª edição, realizada quatro anos depois da última, na ilha do Sal, vencida por São Vicente.
São Vicente também foi primeira ilha a ganhar a prova, e por duas vezes, seguida de Santiago (1989), novamente São Vicente (1992), Sal (1997), Santiago (1999), São Vicente (2007), Santiago (2009 e 2010) e Fogo (2013).
O torneio é disputado apenas por jogadores que atuam nos campeonatos regionais em Cabo Verde.
A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) informou que vai aproveitar a prova para fazer sessões de esclarecimentos junto dos árbitros, jogadores, jornalistas, dirigentes e todos os interessados sobre as novas regras no futebol da FIFA, que entraram em vigor em 01 de julho.