O Varzim, da Liga de Honra em futebol, iniciou hoje a preparação para a época 2008/09 com a ambição de lutar pelos lugares cimeiros, mas nenhum dos seus responsáveis assumiu a subida de divisão como objectivo.
''Temos a ambição de respeitar a história do clube. Vamos avaliar os novos reforços e ver como se integram. Dentro de uma ou duas semanas podemos definir mais claramente os objectivos'', disse o treinador da equipa, Rui Dias.
Ainda assim, o técnico admite que o Varzim quer ''olhar mais para cima'' na tabela, até porque o plantel oferece ''outras opções'' e jogadores com ''outra capacidade''.
O presidente varzinista, Lopes de Castro, admitiu que o objectivo do clube, a médio prazo, passa por ''definir uma estratégia de subida'', mas para o presente apenas exige ''trabalho, profissionalismo e rigor''.
O plantel poveiro conta, para já, com oito reforços, sendo que o português Tiago Costa e o brasileiro Miran são provenientes do anterior clube de Rui Dias, o Vihren, da Bulgária.
O Varzim contratou ainda Nelsinho, do Gondomar, e apostou em dois jovens: André André (que esteve emprestado durante um ano aos juniores do FC Porto) e Marco Matias (que se sagrou campeão nacional de juniores ao serviço do Sporting).
Para completar o plantel, a direcção poveira pretende ainda contratar um avançado. À experiência, durante uma ou duas semanas, vai estar Damien Mayenga, avançado francês de 20 anos, proveniente do Union Portugaise d'Orléans (França).
O guarda-redes Bruno Conceição, habitual titular na época passada, rumou ao Paços de Ferreira e é a baixa de maior vulto.
Os ''lobos do mar'' perderam ainda o concurso de vários jogadores sob empréstimo, como eram os casos de Bruno Vale, Candeias e Ukra, cedidos pelo FC Porto, e Sarmento, da Académica.
Lopes de Castro revelou que o orçamento para esta época é de 1,5 milhões de euros (dos quais 400 mil euros se destinam à formação), o que consubstancia um decréscimo de cerca de 100 mil euros face ao último exercício.
O dirigente prevê que o clube consiga manter os salários em dia ao longo da temporada, evitando atrasos que foram uma constante nos últimos meses, durante o qual as receitas estiveram bloqueadas.
A recente assinatura de um Processo Especial de Conciliação (PEC) com o Estado regularizou a situação, mas o responsável adiantou que um jogador do actual plantel deve ser transferido brevemente, gerando uma ''almofada de tesouraria''.
O Varzim treinou hoje no seu estádio, seguindo na quarta-feira para Ofir, onde realiza um estágio, entre 02 e 05 de Julho.
Plantel do Varzim:
- Guarda-Redes: Marafona, Matos (ex-Ribeirão) e Rui Barbosa.
- Defesas: Neto, Alexandre, Nuno Gomes, Telmo, Pedro Santos, Ruben, Tiago Costa (ex-Vihren, Bulgária) e Caetano (ex-Paredes).
- Médios: Tito, Emanuel, Marco Cláudio, Campinho, Malafaia, Nuno Rocha, Fredson, Nelsinho (ex-Gondomar), Luca (ex-Joane) e André André (ex-FC Porto).
- Avançados: Miran (ex-Vihren, Bulgária), Marco Matias (ex-Sporting), Yazalde e Bruno Moreira.