O treinador Manuel Machado, de regresso três anos depois ao Nacional, afirmou hoje que o objectivo principal do clube é garantir a manutenção na Liga portuguesa de futebol o mais cedo possível.
Após o primeiro treino, no complexo desportivo do clube, Manuel Machado afirmou que”''neste campeonato vai haver os três grandes e, depois, equipas como Belenenses, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães a lutar pelas restantes duas vagas europeias”.
Manuel Machado, neste seu regresso à Madeira, depois de, em 2005/06, ter levado os madeirenses à Taça UEFA (quinto lugar), está consciente das dificuldades que vai encontrar, num plantel profundamente renovado, com 17 caras novas e muita juventude.
“Sim, é complicado, mas é para isso que sou pago, para descomplicar. É um plantel profundamente renovado e por isso ainda vai ter que passar por uma fase de aferição, o que será possível até ao fecho das inscrições, no final de Agosto”, disse.
Segundo o técnico, o objectivo manutenção é partilhado pelos dirigentes: “a direcção tem consciência de que este é um grupo novo e por isso a manutenção é o objectivo prioritário. Resta-nos ganhar o maior número de jogos”.
Manuel Machado referiu ainda que pretende trabalhar com um grupo de 25 jogadores, no máximo.
Por outro lado, o presidente do Nacional, Rui Alves, disse que o plantel ainda não está fechado e que sexta-feira poderá chegar um “número 10, que jogou na Liga na época passada e é brasileiro”.
Até 25 de Julho, a equipa vai trabalhar na Madeira e a partir de 26 e até 02 de Agosto desenvolve um estágio em Rio Maior.
Neste estágio, participa no Torneio Legea, defrontando União de Leiria (26 de Julho), Beira-Mar (30 de Julho) e Académica (02 de Agosto), enfrentando pelo meio o Belenenses (28 de Julho).
De 02 a 10 de Agosto, o Nacional inicia um estágio em Quiaios, com jogos com a Naval 1º de Maio (05 de Agosto), Trofense (07 de Agosto) e Leixões (09 de Agosto).