loading

Liga Vitalis: Subida é a meta do Vizela

O treinador e o presidente do FC Vizela assumem como objectivo, em 2008/09, a subida de divisão, meta quase alcançada na época passada pela equipa da Liga de Honra de futebol, que este ano conta com 11 reforços.

O plantel do Vizela foi apresentado hoje aos sócios, que, além de reverem os nove jogadores que transitaram da época passada, conheceram os 11 reforços e deram as boas-vindas aos seis juniores que vão começar a trabalhar com a equipa principal, a partir de segunda-feira.

Questionado sobre a revolução que o Vizela operou no seu plantel - agora com 24 jogadores - o técnico Carlos Garcia disse que o objectivo deste ano passa por ''fazer melhor do que na época passada''.

''A leitura das minhas palavras é simples. Se quero melhor que no ano passado, isso significa que quero melhor que o terceiro lugar'', disse Carlos Garcia com um discurso semelhante ao do presidente vizelense, Paulo Pinheiro: ''O objectivo é trabalhar para subir de divisão''.

Apesar de ainda não ser conhecida a decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) sobre uma eventual punição do Vizela com descida de divisão no âmbito do processo Apito Dourado, Paulo Pinheiro e Carlos Garcia apareceram perante os associados e os jornalistas com um discurso ''ambicioso'' e ''ganhador''.

Os factos em investigação no âmbito do processo Apito Dourado remontam à época 2003/04, sendo o Vizela suspeito de manipulação de resultados num jogo. O nome de Benjamim Castro, à data responsável pelo futebol do clube, é citado no processo.

Questionado sobre esta investigação, o treinador dos minhotos preferiu não comentar, enquanto o dirigente manteve a postura optimista: ''Vamos jogar nesta Liga. O Vizela tem um processo, ainda não foi julgado em quando é assim, as pessoas devem ser consideradas inocentes e respeitada a sua seriedade'', disse Paulo Pinheiro.

Os problemas financeiros do clube são conhecidos, aliás o presidente confessou que o orçamento para este ano é ''ligeiramente mais reduzido'' que o anterior e sentenciou: ''Temos, mais tarde ou mais cedo, de conseguir subir. Esta Liga tem despesas de I Liga e receitas de regional''.

Acerca dos seis juniores que vão integrar os treinos da equipa sénior, Carlos Garcia disse apenas que estarão ''sob observação'' e que pretende trabalhar com um plantel de 20/21 jogadores ''no máximo''.

Também o defesa Quim Berto - que é já um emblema do clube do Minho, tendo passado por clubes como Vitória de Guimarães, Benfica e Sporting -, em declarações à Agência Lusa, repetiu a vontade de subir ao escalão principal: ''No ano passado estivemos a cinco minutos de cumprir o sonho, por isso temos de ter ambição este ano''.

A frente de ataque do Vizela foi alvo de uma verdadeira revolução, com as saídas de Nuno Sousa e de Serjão, e entradas de quatro avançados: Bertinho (ex-Freamunde), Pires (ex-Ribeirão), Hugo Moreira (ex-Espinho) e Feliciano (ex-Gondomar).

A fama de goleadores de Pires e Feliciano não passou despercebida, rapidamente durante uma ''peladinha de vinte minutos'', os adeptos aprenderam a gritar pelos nomes dos dois mais recentes reforços do Vizela.

Sem querer fazer uma estimativa de número de golos, Pires prometeu ''muito trabalho'', não se mostrando preocupado com a concorrência. ''Gosto de ter colegas fortes para a minha posição, faz-me ficar mais motivado. Quero marcar e ajudar a equipa'', referiu o avançado Pires.

O interesse de clubes da I Liga ou mesmo de equipas internacionais na contratação de Feliciano também chegou a ser falado. Questionado sobre a sua opção, o antigo extremo do Gondomar disse apenas ter a certeza de ter escolhido ''bem'': ''O Vizela apresentou-me uma proposta boa e mais segura, Espero corresponder à confiança depositada em mim''.

O Vizela começa a treinar segunda-feira, no complexo vizelense. O primeiro jogo treino da equipa está agendado para dia 16 de Julho, pelas 18 horas, contra o Gil Vicente.

Plantel do FC Vizela para a época 2008/2009:

Guarda-redes: Riça, Dimas (Júnior) Murta (ex-Gondomar).

Defesas: Cláudio, Machado, Quim Berto, Sandro (ex-Olhanense), Nuno Amaral (ex-Leixões), Zezinho (ex-Gil Vicente), Hélder Sousa (ex-Penafiel) e Rui (ex-Júnior).

Médios: Pedro Borges (ex-Mirandela), Kata, Guerra, Hélder Sousa, Luís Miguel (ex-Gil Vicente), Willams, João Pedro (ex-Júnior), Filipe (ex-Júnior) e João Costa (Júnior).

Avançados: Bertinho (ex-Freamunde), Pires (ex-Ribeirão), Hugo Moreira (ex-Espinho), Feliciano (ex-Gondomar), Binho e Gustavo (Júnior).

Treinador: Carlos Garcia. Adjuntos: Jorge Prisca e António Martins .

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?