O Sporting, vice-campeão nacional, regressa segunda-feira ao trabalho ainda com alguns jogadores ausentes e com muitas dúvidas na constituição do plantel para atacar a edição 2008/09 da Liga portuguesa de futebol.
Rui Patrício, Miguel Veloso, João Moutinho e o reforço Hélder Postiga, ex-FC Porto, que representaram a selecção portuguesa no Euro2008, na Áustria e na Suíça, apenas se apresentam a 20 de Julho, véspera da partida para Isla Canela, no Sul de Espanha, onde o Sporting fará um estágio.
Três dias antes dos quatro internacionais, chegará à Academia de Alcochete o avançado brasileiro Liedson, a recuperar de uma intervenção cirúrgica ao joelho esquerdo e que só deverá regressar aos relvados no final do ano, o que significa uma baixa de peso dos ''leões'' no ataque ao campeonato e à Liga dos Campeões.
No regresso ao trabalho, que pressupõe um treino às 10:00 de segunda-feira, as objectivas estarão centradas, sobretudo, nos regressados Marco Caneira e Fábio Rachemback e em Hélder Postiga, resgatado ao rival ''azul e branco''.
Contudo, o avançado português já está a trabalhar na Academia de Alcochete, recuperando da intervenção cirúrgica a que foi sujeito a 26 de Junho, para corrigir um problema inguinal.
Além dos três reforços mais sonantes, está apenas confirmada mais uma cara nova no plantel, com o regresso do jovem central Daniel Carriço, que, na última temporada, esteve emprestado ao AEL Limassol.
Dada a dificuldade em manter o lateral argentino Grimi na equipa, tem sido veiculado o interesse do Sporting no internacional sub-21 Zé Castro, que foi pouco utilizado no Atlético de Madrid na última temporada e parece estar disposto a regressar a Portugal.
Contudo, ainda algumas dúvidas pairam sobre o plantel dos ''leões'', com João Moutinho e Miguel Veloso a poderem ainda ser ''roubados'' por clubes europeus.
De acordo com a imprensa nacional, o interesse nas duas ''pérolas'' da Academia parece ter esmorecido nas últimas semanas, o que poderá ser uma boa notícia para o treinador ''leonino'', Paulo Bento, que sempre defendeu que gostava de manter os dois jogadores.
O treinador tem ainda alguns problemas para resolver, uma vez que o Sporting ainda não conseguiu arranjar colocação para alguns dos jogadores excedentários.
O guarda-redes sérvio Stojkovic, que teve alguns problemas disciplinares na última temporada, o sueco Farnerud, o brasileiro Celsinho e o montenegrino Purovic são jogadores que não devem integrar a equipa para a nova temporada.
Em relação à temporada transacta, a única saída para já confirmada é a de Gladstone, que regressou ao Cruzeiro, clube que tinha emprestado o brasileiro ao Sporting, enquanto Paulo Renato deverá ser cedido ao Olhanense.
Se se confirmarem as saídas de Stojkovic, Farnerud, Celsinho, Purovic e Paulo Renato, o plantel ''leonino'' fica reduzido a 22 jogadores, pelo que são de esperar mais algumas entradas até ao início da temporada.