O Benfica, sem qualquer troféu há três anos e com o ''maestro'' Rui Costa a continuar a carreira fora do terreno, regressa terça-feira ao trabalho, no Seixal, sob o signo de Espanha e ainda com o plantel de futebol indefinido.
Após uma segunda passagem mal sucedida pela Luz, o técnico espanhol Jose António Camacho saiu numa desastrosa parte final da época passada, a última dentro das quatro linhas do antigo internacional português, agora director desportivo dos ''encarnados''.
Rui Costa decidiu apostar novamente numa equipa técnica espanhola e já conta com o antigo ''leão'' Carlos Martins (Recreativo Huelva), o avançado Balboa (Real Madrid) e, alegadamente nas próximas horas, apresentará o médio argentino Aimar (Saragoça) e o guardião Codina (Real Madrid), todos oriundos da Liga do país que ganhou o recente Euro2008.
O treinador Quique Flores preconiza um futebol rápido e objectivo, assente num esquema táctico em 4-4-2, recorrendo às alas, quer com defesas laterais, quer com extremos, e terá as ''glórias'' Chalana e Diamantino na equipa técnica.
Outros três espanhóis integram o gabinete técnico da Luz: Fran Escriba (adjunto), Paco Ayestaran (preparador físico) e Emílio Alvarez (treinador de guarda-redes).
Além de Aimar e Codina, também o defesa argentino Ayala (Saragoça) e o avançado Luís Garcia (Espanyol) são apontados como possíveis reforços do Benfica.
Com o rude golpe da contratação do uruguaio Cristian Rodriguez pelo rival e tricampeão FC Porto, os ''encarnados'' já apostaram no internacional luso Jorge Ribeiro (Boavista) e no médio Ruben Amorim (Belenenses), além do centro-campista francês Yebda (Le Mans) e do avançado uruguaio Urretavizcaya (River Plate Montevideu).
Fábio Coentrão, Miguel Vítor, Romeu Ribeiro, André Carvalhas, o marfinense Zoro, o guardião brasileiro Moretto ou os portugueses Luís Filipe e Marco Ferreira, terão hipótese de lutar por um lugar no plantel durante o estágio de pré-temporada, no centro de formação da margem Sul do Tejo, ou verão os seus ''passes'' negociados, definitivamente ou por empréstimo, como já aconteceu com alguns no passado.
Os lesionados Quim, Nelson e David Luiz já têm visitado o Seixal para recuperarem das ''mazelas'', mas outros colegas vão gozar mais uns dias de férias em virtude de terem representado as suas selecções e da vontade de Flores: ordenou que todos os atletas tivessem um mês de descanso.
Petit e Nuno Gomes, o norte-americano Freddy Adu, o paraguaio Cardozo ou o uruguaio Maxi Pereira devem beneficiar assim de mais uns dias de férias, assim como o brasileiro Luisão e o grego Katsouranis, apesar de estes dois últimos terem manifestado a vontade de deixar a Luz durante o defeso.
O Benfica não coloca de parte uma deslocação ao estrangeiro para realizar parte do estágio de pré-época, após ser definida a sua participação ou não na Liga dos Campeões, mas inicia a preparação no Seixal, tendo já agendada a presença em dois torneios triangulares.
As ''águias'' disputam no início de Agosto, em Guimarães, uma prova com o Vitória local e os franceses do Paris Saint-Germain, enquanto que, no final do mesmo mês, em Vila Real de Santo António, bate-se com os ingleses do Blackburn Rovers e o rival Sporting.
A 09 de Agosto, os holandeses do Feyenoord participam no encontro de apresentação da equipa aos seus adeptos, no Estádio da Luz, ao passo que o Inter Milão, de José Mourinho, Figo e Pelé, visita Lisboa a 15 de Agosto, na primeira edição de uma evento com o nome da'' ''glória'' Eusébio.