O treinador do Vitória de Guimarães mostrou-se hoje satisfeito com a primeira etapa da pré-época e admitiu que Márcio Martins, Radanovic e Felipe, que não viajaram com a equipa para o estágio na Suíça, podem sair do clube.
Manuel Cajuda abordou hoje em conferência de imprensa a primeira fase de trabalho e perspectivou a segunda, a decorrer em terras helvéticas a partir de hoje e até ao dia 17, e na qual o Vitória de Guimarães vai participar no Torneio Obi Cup com as equipas do Wolfsburgo (Alemanha), Young Boys (Suíça)e Botafogo (Brasil).
Para o técnico, o facto do plantel não estar encerrado não é preocupante, ''porque não há uma indefinição muito grande''.
Manuel Cajuda revelou mesmo que pediu à direcção para esperar uma semana para contratar novos reforços, em função até de saber se o clube entra directamente na fase de grupos da Liga dos Campeões ou se disputa a pré-eliminatória, o que o Tribunal Arbitral do Desporto vai decidir no início da próxima semana.
Sobre o defesa-central, posição que quer ver reforçada, Cajuda admitiu, porém, que Moreno poderá ser uma solução interna, uma vez que não parece contar com Márcio Martins e Radanovic, dois centrais que devem ser emprestados a outros clubes, assim como o avançado Felipe.
Segundo o responsável técnico, os três ''são jogadores do Vitória que não foram convocados [para o estágio na Suíça] e que poderão eventualmente ser negociados. Vão continuar a treinar [em Guimarães], fazem parte do grupo e enquanto isso acontecer serão tratados com respeito e dignidade até porque foram jogadores importantes o ano passado'', frisou.
Os quatro juniores que fazem a pré-época com o plantel principal - Lucas, Dinis, Rafael e Diogo Lamelas - seguiram viagem para a Suíça e treinarão com regularidade durante a época com o plantel, podendo mesmo ser chamados a jogar pela equipa principal, admitiu Manuel Cajuda.
Sobre o estágio na Nazaré, o treinador afirmou que os jogadores não revelaram ''vaidade excessiva ou deslumbramento pelo campeonato muito bom realizado o ano passado'', o que o deixou ''satisfeito''.
Os jogos que o Vitória vai realizar no estrangeiro, a começar pelo Torneio Obi Cup, na Suíça, têm a ver com a necessidade de preparar os jogadores para as competições europeias.
''É bom recordar que 63 por cento dos jogadores nunca tinham jogado na liga portuguesa e também não estão habituados ir às competições da UEFA. Estamos a fazer uma aprendizagem porque queremos fazer disto um hábito normal'', notou Cajuda.
O Vitória de Guimarães viajou hoje a meio da tarde para Berna, onde jogará dia 12, sábado, com os alemães do Wolfsburgo e dia 15, mediante o resultado desse jogo, com o Youg Boys da Suíça ou o Botafogo do Brasil.