A indústria de vouchers apanhou o Mundo de surpresa, com crescimento brutal nos últimos anos, e esse crescimento continua a sentir-se.
Cada vez mais pessoas apostam nos vales on-line para poupar dinheiro — o que, no caso dos fãs de futebol, proporciona oportunidades de baliza aberta para, por exemplo, comprar mais barato o televisor ideal para ver a Liga, ou descobrir a ocasião perfeita para arranjar bilhete para o próximo jogo.
Em 2017, cerca de mil milhões de pessoas dos mais variados estratos e origens, de estudantes a milionários, passando por simples mães de família, usaram vouchers online, o que lhes permitiu poupar quase três mil milhões de euros.
A IMP Multimedia está consciente de que nesta era global a acessibilidade é essencial, e depois do sucesso do Gutscheine na Alemanha, do Voucher Codes no UK e do Kortingcodes no mercado Holandes, a empresa aposta agora no lançamento do Voucher Wise, o primeiro site multinacional de cupões promocionais.
Em 2017, cerca de metade dos residentes em Portugal fizeram compras online. Prevê-se que este número, que atingiu os 5,51 milhões, chegue aos 7,7 em 2022.
Os consumidores portugueses têm assim agora a oportunidade de usar códigos de desconto para produtos e serviços em toda a Europa e dos Estados Unidos. Arranjar um voucher é normalmente muito simples, bastando na maior parte dos casos pesquisar na internet o que se pretende mais a palavra "voucher".
Na maior parte dos casos, o resultado da pesquisa oferece-nos, em poucos segundos, todo o tipo de vouchers relacionados com o termo pesquisado, oferecidos quer pelas marcas respectivas quer por sites especializados como o Voucher Wise.
O diretor-presidente da IMP Multimedia, Roberto Rubim, atua no setor de e-commerce há mais de 12 anos. A sua trajetória teve início nesta indústria, o que o ajuda a ter uma perspectiva única sobre tendências e como o negócio funciona.
Rubim e Harry Kuperus, o CTO da empresa, avaliaram os pontos fortes dos outros sites de vouchers da IMP Multimedia e as tendências atuais do mercado para criar o modelo de negócios para o Voucher Wise.
Segundo os dois responsáveis, ouvidos pelo F365, assistimos a um enorme crescimento da mobilidade de pessoas entre países de todo o mundo, o que explica a procura de comércio online — de preferência, com descontos.
A Voucher Wise oferece códigos de desconto em mais de 4.000 lojas online, com as melhores ofertas entre as maiores marcas — que frequentemente se traduzem numa boa economia para os consumidores.
Porém, os fundadores da IMP Multimedia também acreditam que é importante dar a pequenas empresas independentes uma oportunidade justa no que diz respeito aos vouchers. Assim, além de grandes marcas como Nike, Sephora e HP, a Voucher Wise oferece cupões de empresas independentes dos EUA e de toda a Europa.
Roberto Rubim tem uma visão muito clara do futuro dos vouchers. "Eu acho que com o aumento da globalização, vamos ver cada vez mais sites de vouchers a seguir o modelo sem fronteiras do Voucher Wise".
"Nós refletimos muito, durante o desenvolvimento do site, e concluímos que, atualmente, temos muito mais vantagem em oferecer cupões multi-nacionais", acrescenta Rubim.
Todos os consumidores portugueses vão ter acesso aos códigos de desconto Voucher Wise, garante Jenni Coble, marketing manager da empresa.
"O e-commerce internacional é o futuro, as fronteiras estão cada vez menos definidas, pelo menos em termos de comércio eletrónico, é natural que o mercado de cupões acompanhe essa tendência", diz por seu turno Jenni Coble, marketing manager da empresa em Portugal.
Os cupões da Voucher Wise, explica Coble, estão 100% funcionais em todas as plataformas - nomeadamente em dispositivos móveis, de onde provém mais de metade do tráfego da IMP Multimedia.
Mas, garante a marketeer, embora cerca 80% do tráfego em Portugal tenha origem em dispositivos móveis, todos os consumidores portugueses vão ter acesso aos seus códigos de desconto - ao alcance de um click.