O treinador espanhol Vicente del Bosque disse hoje querer cimentar o sucesso alcançado à frente da selecção espanhola por Luis Aragonés, que conquistou o título europeu de futebol, ao bater na final do Euro2008 a Alemanha (1-0).
''Pretendo manter e fortalecer o que temos actualmente e espero trazer um pouco da minha própria experiência'', disse hoje Del Bosque, durante a sua apresentação oficial como seleccionador de Espanha.
O treinador que sucede a Aragonés, contratado pelos turcos do Fenerbahçe, explicou a vontade de ''manter o estilo'' que permitiu aos espanhóis uma das maiores conquistas da sua história e a sua ''coesão como equipa''.
''Estamos a viver um dos melhores momentos do futebol espanhol e temos que reconhecer isso ao anterior treinador, Luis Aragonés, à sua equipa e a todos na federação que trabalharam para este sucesso'', admitiu.
O antigo técnico do Real Madrid deixou ainda no ar a possibilidade de fazer regressar o avançado Raul, um jogador preterido por Aragonés e que não é convocado desde Setembro de 2003, bem como Guti, ambos do Real Madrid.
''São grandes jogadores, que pertencem a um grande clube... e, potencialmente, podem jogar pela selecção. Quando for necessário tomar decisões tomá-las-ei, ouvindo sempre, mas fazendo aquilo que entender ser o melhor para a equipa''.
Vicente del Bosque, que terá um contrato de dois anos, é o 50º seleccionador de Espanha, e o seu objectivo é o apuramento para o Mundial de 2010, na África do Sul, mas ainda antes disso uma boa participação na Taça das Confederações em 2009.