O Benfica perdeu hoje com o Blackburn Rovers, por 2-3, no primeiro jogo do Troféu do Guadiana em futebol, que se disputa em Vila Real de Santo António.
A turma encarnada marcou um golo madrugador e os ingleses responderam de forma eficaz, dando a volta ao marcador, acabando depois por sofrer nos últimos minutos com a reacção do Benfica, todavia insuficiente para empatar.
Quique Flores optou por um onze esquematizado no clássico 4x4x2: o técnico espanhol escolheu, na maioria, potenciais suplentes, e até deu a titularidade ao juvenil Nelson Oliveira, acompanhado no ataque por Urretavizcaya.
Mostrando uma dinâmica inicial interessante, o Benfica abriu rapidamente o marcador - aos 7 minutos, Carlos Martins isolou Fellipe Bastos pela direita, o médio brasileiro rematou para defesa incompleta de Bronn e, na recarga, Urretavizcaya atirou a contar.
O fôlego encarnado desvaneceu-se pouco depois e o Blackburn Rovers reagiu nos minutos seguintes, com ameaças de Emerton (15) e Tugay (31) antes de operar a reviravolta.
Pedersoen empatou aos 33 minutos, na execução de um livre directo em que fez passar a bola entre Moreira e o poste, e Roberts colocou os ingleses a vencer, dois minutos depois, aproveitando um erro defensivo na sequência de um lançamento lateral.
No reatamento, o técnico do Benfica fez sete trocas, estreando Pablo Aimar ao lado de Makukula no ataque encarnado e colocando o grego Katsouranis ao lado de Miguel Vítor no eixo defensivo, mas seria o Blackburn Rovers a aumentar a vantagem, num cabeceamento ao segundo poste de Emerton (50).
A reacção encarnada surgiu de imediato, com Balboa em bom plano, mas só seria premiada aos 67 minutos, quando Makukula respondeu de cabeça a um primeiro remate de Aimar defendido por Bronn.
O Benfica, aproveitando o desgaste do adversário, continuou ''em cima'' dos ingleses até ao apito final mas não chegou ao empate, apesar de Aimar, aos 86 minutos, ter visto o defesa-central Nelsen cortar a bola em cima da linha de golo.
Ficha do Jogo:
Jogo no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António.
Benfica - Blackburn Rovers, 2-3
(6-7 nas séries de grandes penalidades, para eventual desempate no final do torneio)
Ao intervalo: 1-2
Marcadores:
1-0, Urretavizcaya, 07 minutos.
1-1, Pedersoen, 33.
1-2, Roberts, 35.
1-3, Emerton, 50.
2-3, Makukula, 67.
Equipas:
- Benfica: Moreira, Luís Filipe, Luisão, Edcarlos, Sepsi, Carlos Martins, Yebda, Fellipe Bastos, Nuno Assis, Urretavizcaya e Nelson Oliveira. Jogaram ainda: Miguel Vítor, Katsouranis, Bynia, Ruben Amorim, Balboa, Aimar, Makukula, Maxi Pereira e Jorge Ribeiro.
- Blackburn Rovers: Bronn, Reid, Ooijer, Nelsen, Warnock, Emerton, Tugay, Mokoena, Pedersoen, Santa Cruz e Roberts. Jogaram ainda: Fowler, Judge e Olsson.
Árbitro: José Gomes (Lisboa).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Mokoena (28), Sepsi (32), Urretavizcaya (42), Reid (42), Miguel Vítor (78) e Makukula (89).
Assistência: Cerca de 6.000 espectadores.