O Sporting conquistou hoje o Troféu do Guadiana, ao bater o Benfica, por 2-0, no último jogo do torneio disputado em Vila Real de Santo António.
Depois de uma primeira metade muito morna, em que as equipas não criaram oportunidades, o Sporting revelou-se muito mais forte no segundo tempo, com a dupla Yannick/Derlei a fabricar o resultado final.
No rescaldo das declarações de João Moutinho, em que este manifestava o desejo de sair, Paulo Bento deixou o médio leonino fora das escolhas e voltou ao habitual losango a meio-campo.
Do outro lado, Quique Flores decidiu apostar na mobilidade de Urreta e Aimar no ataque e em Katsouranis como central, mas o grego lesionou-se e saiu ainda no primeiro tempo.
Á passagem da meia hora inicial, demasiado pausada, o Sporting causava perigo nos livres de Rochemback que, contudo, nunca encontravam destinatário na área, enquanto do lado benfiquista era Carlos Martins a ameaçar, por duas ocasiões (4 e 17 minutos), rematando para fora.
Antes do intervalo, o jogo animou um pouco mais, já com um certo ascendente da turma encarnada, que até podia ter chegado ao golo quando Tonel e Tiago se desentenderam e a bola quase sobrava para Urreta (41).
A segunda parte arrancou na mesma toada mas seria o Sporting a ''mexer'' no jogo, aos 57 minutos: Derlei teve espaço para correr até à linha de fundo, pela esquerda, e cruzou rasteiro, com Yannick a responder da melhor forma ao segundo poste.
No momento em que o Benfica, sem grande qualidade, tentava dar a volta aos acontecimentos, aos 72 minutos Edcarlos perdeu a bola na zona defensiva, Yannick correu até à área e ofereceu o segundo golo a Derlei, retribuindo a assistência anterior.
Os ''leões'' controlaram as operações até ao final do jogo e até dispuseram de duas oportunidades para aumentar a contagem, que Postiga (80) e Izmailov (83) desperdiçaram.
Ficha do Jogo:
Marcadores:
0-1, Yannick, 57 minutos.
0-2, Derlei, 72.
Equipas:
- Benfica: Quim, Maxi Pereira, Luisão, Katsouranis, Leo, Balboa, Bynia, Carlos Martins, Nuno Assis, Aimar e Urretavizcaya. Jogaram ainda: Edcarlos, Ruben Amorim, Jorge Ribeiro, Makukula, Fellipe Bastos e Yebda.
- Sporting: Tiago, Abel, Anderson Polga, Tonel, Grimi, Marco Caneira, Rochemback, Izmailov, Romagnoli, Yannick e Derlei. Jogaram ainda: Ronny, Hélder Postiga, Adrien e Pereirinha.
Árbitro: Nuno Almeida (Algarve).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Luisão (55), Ronny (62), Bynia (63), Urretavizcaya (65), Marco Caneira (76).
Assistência: Cerca de 11.000 espectadores.