loading

Sérvia-Portugal: Dois empates no arranque da defesa do título europeu

A seleção portuguesa de futebol iniciou a defesa do título europeu com dois empates em Lisboa perante Ucrânia e Sérvia, respetivamente, e ficou praticamente sem margem de erro se quiser alcançar o apuramento direto para o Euro2020.

Sérvia-Portugal: Dois empates no arranque da defesa do título europeu

Logo em março, no arranque do grupo B, Portugal recebeu no Estádio do Luz aqueles que são, na teoria, os principais rivais na luta pelo apuramento e deixou fugir uma excelente oportunidade de poder ganhar vantagem na qualificação, primeiro com um nulo perante os ucranianos e depois com nova igualdade (1-1) frente aos sérvios.

Mesmo após os empates, Portugal ainda pensou que o cenário poderia mudar de figura, devido à alegada utilização irregular do 'brasileiro' Júnior Moraes pela Ucrânia, mas a UEFA rejeitou qualquer punição e confirmou a elegibilidade do avançado.

Os campeões europeus chegam a esta fase com apenas dois pontos e a oito da Ucrânia, que lidera, embora a seleção nacional tenha menos dois jogos disputados, devido à participação na primeira edição da Liga das Nações, troféu que acabou por conquistar.

O triunfo sobre a Holanda (1-0) na final, no Porto, no mês de junho, e o levantar do troféu, o segundo na história do futebol português, pode ajudar a aumentar a confiança da formação de Fernando Santos, sobretudo já neste mês de setembro, em que joga na Sérvia e na Lituânia.

O duelo em Belgrado com a seleção dos Balcãs, que está no terceiro posto com quatro pontos e mais um jogo que Portugal, pode ser determinante no futuro da formação lusa no grupo, já que os dois primeiros lugares dão acesso direto à fase final do próximo Europeu.

Caso tudo corra mal no agrupamento, a seleção portuguesa sabe que terá ainda uma última hipótese de poder chegar ao apuramento através do 'play-off', algo que garantiu com a boa campanha na Liga das Nações.

A 22 de março deste ano, Portugal recebeu a Ucrânia na Luz, mas acabou por ficar a zero, num encontro em que a grande figura foi o guarda-redes Pyatov. Além do nulo, o jogo marcou a estreia absoluta de Dyego Sousa, avançado de origem brasileira, que rendeu André Silva, aos 73 minutos.

Três dias depois, novamente na 'casa' do Benfica, a seleção portuguesa voltou a falhar a vitória e chegou mesmo a estar em desvantagem perante a Sérvia, num jogo em Cristiano Ronaldo saiu lesionado ainda durante a primeira parte.

Logo aos sete minutos, Tadic colocou os forasteiros na frente, na marcação de uma grande penalidade, mas Danilo refez a igualdade, aos 42, com um forte remate de fora da área.

O Sérvia-Portugal está agendado para as 19:45 (20:45 horas locais), no Estádio Rajko Mitic, em Belgrado.

Programa da jornada

Quinta-feira, 5 de Setembro de 2019
Arménia - Itália, 1 - 3
Bósnia - Liechtenstein, 5 - 0
Noruega - Malta, 2 - 0
Gibraltar - Dinamarca, 0 - 6
Roménia - Espanha, 1 - 2
Rep. Irlanda - Suíça, 1 - 1
Ilhas Faroé - Suécia, 0 - 4
Israel - Macedónia do Norte, 1 - 1
Finlândia - Grécia, 1 - 0

Sexta-feira, 6 de Setembro de 2019
Chipre - Cazaquistão, 1 - 1
Estónia - Bielorrússia, 1 - 2
Alemanha - Países Baixos, 2 - 4
Eslovénia - Polónia, 2 - 0
Escócia - Rússia, 1 - 2
Eslováquia - Croácia, 0 - 4
Áustria - Letónia, 6 - 0
San Marino - Bélgica, 0 - 4
País de Gales - Azerbaijão, 2 - 1

Sábado, 7 de Setembro de 2019
Kosovo - Chéquia, 2 - 1
Islândia - Moldávia, 3 - 0
Lituânia - Ucrânia, 0 - 3
Inglaterra - Bulgária, 4 - 0
França - Albânia, 4 - 1
Sérvia - Portugal, 2 - 4
Turquia - Andorra, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?