A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) deu hoje ''plena e total execução'' aos acórdãos emanados do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e despromoveu o Boavista para a Liga de Honra.
A FPF declarou hoje o interesse público e fez oposição à providência cautelar apresentada pelo Boavista, despromovendo, desta forma, o clube para a Liga de Honra, medida seguida, assim, pela LPFP.
''Em execução da sanção disciplinar de descida de divisão que lhe foi aplicada, o Boavista é admitido a participar, na época desportiva 2008/09, na Liga'' de Honra, lê-se no comunicado da LPFP, realçando também a presença do clube na primeira eliminatória da Taça da Liga.
Desta forma, o Boavista tem jogo marcado para as 16:00 de sábado, no terreno do Sporting da Covilhã, na 1ª mão da 1ª fase da Taça da Liga.
A LPFP informa também que o ''Paços de Ferreira é admitido a participar'' na Liga principal e na segunda eliminatória da Taça da Liga.
Hoje, a FPF apresentou a oposição à providência cautelar do Boavista no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa e declarou o interesse público para obstar aos efeitos suspensivos da mesma providência.
A FPF informou também que notificou o ''advogado do Boavista e informou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) sobre a referida declaração de interesse público''.
A Liga de Clubes, após deliberação da Comissão Executiva, na sequência da declaração de interesse público apresentada pela FPF, não vê por isso, até porque estatutariamente está a isso obrigada, ''nenhum impedimento a que seja dada plena execução'' às decisões do CJ, que confirmam a sanção de descida de divisão dos boavisteiros.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu segunda-feira, por unanimidade, adoptar o parecer solicitado a Freitas do Amaral, ainda a propósito da reunião do CJ de 04 de Julho, que decidiu a descida de divisão do Boavista para a Liga de Honra e a suspensão de dois anos a Pinto da Costa, presidente do FC Porto, no âmbito do processo Apito Final.