O departamento jurídico do Vitória de Guimarães garantiu hoje à agência Lusa não ter recebido nenhuma informação oficial da UEFA de que este ano será impossível excluir o FC Porto da Liga dos Campeões.
''A UEFA não nos disse nada nem há qualquer informação com esse teor no seu site'', afirmou Gama Lobo, um dos responsáveis pelo gabinete jurídico do clube minhoto.
Além disso, explicou, o Vitória de Guimarães mantém contactos diários com a UEFA, nomeadamente com um inspector disciplinar e com o Comité de Controlo e Disciplina, a nível institucional, e ''nunca foi dito nada sobre isso''.
''Ainda hoje enviámos para a UEFA mais um documento, o comunicado da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de terça-feira, onde apresentou a oposição à providência cautelar do Boavista evocando o interesse público'', revelou ainda o causídico.
O advogado vimaranense disse ainda ''lamentar que a FPF não tenha tido a mesma iniciativa” que o Vitória de Guimarães “de enviar a documentação para a UEFA'', o que seria revelador de estar de ''boa-fé'' no processo.
''Estamos desalentados com a postura da FPF'', acrescentou.
O Vitória de Guimarães enviou segunda-feira para a UEFA a posição da direcção da FPF de manter as decisões do Conselho de Justiça (CJ) do organismo de despromover o Boavista à Liga de Honra, por coacção sobre árbitros, e suspender o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, por dois anos, por tentativa de corrupção.
Sexta-feira, o clube minhoto já tinha enviado para o organismo europeu o parecer elaborado por Freitas do Amaral, a pedido da FPF, que considerou válidas as decisões do CJ de não dar provimento aos recursos apresentados por Boavista e Pinto da Costa contra as sanções aplicadas, em primeira instância, pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
As normas, porém, ditam que cabe ao organismo que tutela o futebol europeu solicitar os documentos que pretende, não devendo a FPF, ou qualquer outra, enviá-los sem esse pedido.
Gama Lobo reiterou não estar preocupado com o facto do sorteio para a terceira pré-eliminatória da ''Champions'' se realizar já sexta-feira, porque entende que, mesmo que o Vitória de Guimarães seja nele integrado, bastará proceder-se a uma troca de clubes - entrada do Benfica para essa fase e passagem do Vitória para a de grupos - caso haja uma decisão posterior a essa data.