loading

Liga Campeões: Guimarães evita «gigantes» e espera por Gotemburgo ou Basileia

O Vitória de Guimarães foi hoje bafejado pela sorte no sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões em futebol, ao evitar os “grandes” da Europa, ficando a aguardar o desfecho da eliminatória entre Gotemburgo e Basileia.

Liga Campeões: Guimarães evita «gigantes» e espera por Gotemburgo ou Basileia
Futebol 365

O terceiro classificado da Liga portuguesa na época transacta tem boas possibilidades de marcar pela primeira vez presença na fase de grupos da “Champions”, embora os suíços do Basileia, clube no qual joga o português Carlitos, e os suecos do Gotemburgo sejam equipas mais experientes.

O Basileia, campeão suíço e que no ano passado foi afastado pelo Sporting nos 16avos-de-final (derrotas por 2-0 em Alvalade e 3-0 na Suíça), está em vantagem na eliminatória, já que empatou 1-1 na Suécia, com Carlitos a jogar os 90 minutos.

A 30 de Julho, Benjamin Huggel abriu o marcador para os suíços, aos 26 minutos, mas Thomas Olsson empatou, aos 32, deixando tudo em aberto para 06 de Agosto, em Basileia.

O estádio do Basileia, no entanto, e apesar do Sporting aí ter vencido a 21 de Fevereiro por 3-0, não guarda boas recordações para os portugueses: no Euro2008, Portugal perdeu com a Suíça por 2-0, no último jogo da fase de grupos, e foi eliminado pela Alemanha (3-2), nos quartos-de-final.

Mais experiente do que o Vitória nas competições europeias, o Basileia já participou uma vez na Liga dos Campeões e o Gotemburgo, habituado aos jogos no “velho continente”, venceu inclusivamente duas Taças UEFA, em 1981/82 e 86/87, com a primeira a ser erguida pelo treinador Sven-Goran Eriksson, que depois partiu para o Benfica.

O Vitória de Guimarães, que em 2005/2006 participou pela derradeira vez numa competição europeia (no caso a Taça UEFA, ficando em último lugar do Grupo), tem, no entanto, uma totalidade de 50 jogos nas competições europeias. Apesar disso, tem andado afastado dos grandes jogos, até porque há duas temporadas “vivia” na Liga de Honra.

Suíços e suecos são conhecidos de outras equipas portuguesas e, depois do Sporting ter afastado o Basileia, também o FC Porto guarda excelentes recordações dos confrontos com o Gotemburgo.

Os “azuis-e-brancos”, em quatro jogos realizados com os suecos na Liga dos Campeões, apenas perderam um, tendo ganho os restantes três.

Num total de 22 jogos entre equipas portugueses e suecas, registam-se 13 vitórias para formações lusas, dois empates e sete derrotas.

Já frente a equipas suíças, nos 29 jogos, Portugal venceu 15 e empatou nove.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?