O treinador do Sporting, Leonel Pontes, garantiu esta quarta-feira que o Sporting vai lutar pelos três pontos no reduto do PSV Eindhoven, na quinta-feira, na estreia na Liga Europa, apesar de estar ainda numa «fase de reconstrução».
Na conferência de imprensa de antevisão do jogo frente ao PSV, da primeira jornada do Grupo D da Liga Europa, o técnico madeirense, que vai orientar equipa pela segunda vez desde que sucedeu ao holandês Marcel Keizer – depois do empate com o Boavista (1-1) no passado domingo -, referiu por diversas vezes que tem poucos treinos para transmitir uma nova dinâmica, mas defendeu que o Sporting deve assumir-se como candidato à passagem à fase seguinte e tentar estrear-se com um triunfo.
Depois de apontar que “nos jogos de futebol, quando entram duas equipas em campo, não entram orçamentos, não entra passado, entra aquele momento”, Pontes admitiu que o momento do Sporting não é tão bom quanto o do seu adversário, líder do campeonato holandês em igualdade pontual com o Ajax, mas disse esperar que a equipa na quinta-feira consiga escrever “uma história diferente”.
“Se formos ver os últimos quatro jogos, é verdade que o PSV tem 15 golos marcados e um sofrido, e nós temos oito golos marcados e seis sofridos, se não me engano nas contas. Mas amanhã (quinta-feira) é uma história diferente, é um novo jogo, imprevisível, sabendo de antemão que vamos encontrar uma equipa com grande qualidade coletiva e com um poder ofensivo muito grande”, disse.
O treinador considerou, no entanto, que o PSV “tem também algumas debilidades defensivas”, o que é “um pouco característico do futebol holandês”, e o Sporting tentará então surpreender “e tentar equilibrar as forças dentro daquilo que são as diferentes entre uma equipa que fez 15 golos e sofreu um, contra uma equipa que fez oito e sofreu seis”.
Atribuindo então a cada equipa 50% de possibilidades de sucesso na partida de quinta-feira, Leonel Pontes admitiu que Sporting e PSV são os mais fortes candidatos à passagem, num grupo que inclui ainda os austríacos do Lask Linz e os noruegueses do Rosenborg, e disse que os 'leões' não podem ter receio de assumir esse favoritismo.
“Nós temos também de assumir esse papel, de lutarmos por esse espaço. É um espaço a que o Sporting está habituado a competir, passar esta fase de grupos, chegar o mais longe possível”, disse.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.