Um autogolo do defesa-central Sebastian Coates permitiu hoje ao Famalicão vencer em casa do Sporting 2-1, no jogo que encerrou a sexta jornada da I Liga de futebol, tendo os famalicenses conservado a liderança isolada da prova.
O central continua a atravessar uma fase negativa em Alvalade e, depois de ter cometido três grandes penalidades diante do Rio Ave e de ter marcado um golo na própria baliza frente ao PSV Eindhoven (em ambos o Sporting perdeu por 3-2), voltou hoje a ser negativamente decisivo e 'deu' três pontos ao adversário.
Já o Famalicão, que se viu em desvantagem aos 25 minutos - estreia do argentino Vietto a marcar pelo Sporting -, segue invicto na frente do campeonato, agora com 16 pontos, mais um do que Benfica e FC Porto, segundo e terceiro classificados, respetivamente, enquanto o Sporting é sétimo com oito.
O jogo de hoje podia dar fresposta a duas questões: quanto tempo iria continuar o Famalicão em primeiro lugar e qual o rendimento do Sporting sem Bruno Fernandes no 'onze', tendo o resultado dado resposta às duas.
Se, na primeira parte, os comandados de Leonel Pontes conseguiram 'esconder' a ausência do capitão, na segunda, a muralha ruiu por dois fatores: Rodrigo Battaglia deixou de ter rendimento devido à condição física e a saída de Vietto tirou objetividade ofensiva aos 'leões'.
Diante do Famalicão, Leonel Pontes constituiu um meio-campo composto por Battaglia, de regresso após 323 dias de ausência por lesão [o último jogo foi no triunfo frente ao Santa Clara (2-1), na nona jornada, onde saiu lesionado aos 30 minutos], como médio mais defensivo, Miguel Luís, na esquerda, Doumbia, na direita e Wendel no topo do vértice, a 'fazer' de Bruno Fernandes.
A apostar no ataque pelos flancos, sobretudo pelo direito, o Sporting entrou mais dinâmico, procurando controlar a bola na primeira fase de construção do Famalicão, e foi por aí que chegou ao golo.
Luciano Vietto, aos 25 minutos, 'roubou' a bola a Lionn e com um remate à entrada da área atirou ao ângulo esquerdo da baliza de Defendi, estreando-se a marcar em Portugal e regressando aos golos quase nove meses depois.
Na segunda parte, o Famalicão voltou ao nível que tem apresentado na I Liga. O Sporting começou a perder muitas bolas na zona de meio-campo e Rúben Lameiras, aos 55 minutos, restabeleceu a igualdade na sequência de uma transição rápida de Fábio Martins, num lance em que Mathieu não fica isento de culpa, já que não fez a cobertura ao camisola 10 famalicense.
A entrada de Jovane Cabral, aos 64 minutos, para o lugar o autor do golo 'leonino' foi assobiada pelos adeptos do Sporting, já que Vietto estava a fazer uma boa exibição, sendo até já visíveis as dificuldades físicas que Battaglia estava a atravessar.
Neste período, o Famalicão encostou o Sporting no último terço e por muito pouco Lionn não fez o 2-1, aos 66 minutos, com a bola a passar junto ao poste do guarda-redes Renan Ribeiro.
A perder força, Leonel Pontes fez entrar o médio ofensivo Jesé para o lugar de Battaglia, aos 76 minutos, fez rodar o losango de meio-campo, passando Doumbia para trinco e Wendel como interior direito.
Apesar de o Sporting ter voltado a controlar a posse de bola, foi o Famalicão a chegar ao golo, num lance infeliz de Coates, aos 88 minutos, depois de Bolasie ter pedido a bola para Pérez. Este passou para Gustavo Assunção que lançou Diogo Gonçalves em velocidade. O extremo cruzou rasteiro e o central uruguaio, numa tentativa de corte, traiu Renan Ribeiro.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.