loading

Benfica vai recorrer da suspensão de Luís Filipe Vieira

O Benfica vai recorrer do castigo de dois meses de suspensão aplicado ao seu presidente, Luís Filipe Vieira, pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

''Obviamente vamos recorrer'', disse à Agência Lusa o Director de Comunicação do Benfica, João Gabriel, no dia em que a CD anunciou a suspensão de Vieira por injúrias e ofensas à reputação dos membros do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e ao árbitro Lucílio Baptista.

A CD da Liga entende que declarações do presidente ''encarnado'' publicadas no jornal A Bola, a 17 de Fevereiro, - consideradas de tom irónico, sarcástico e insinuador - puseram em causa a imparcialidade, seriedade e rigor do CJ da FPF, no qual dará agora entrada o recurso do Benfica.

Nesse sentido, João Gabriel diz que ''seria interessante perguntar à Comissão Disciplinar da Liga que castigo aplicaria ao Prof. Freitas do Amaral pelas críticas feitas no parecer realizado a pedido da FPF e onde tece, nomeadamente em relação ao presidente do Conselho de Justiça [António Gonçalves Pereira], considerações muito mais críticas e severas - na forma e no conteúdo - do que aquelas que foram proferidas pelo presidente do Sport Lisboa e Benfica''.

Nesse parecer encomendado pela Direcção da FPF, o jurista considerou, nomedamente, que Gonçalves Pereira praticou crime de abuso de poder na reunião do CJ de que resultaram, já na ausência do presidente do órgão, as confirmações das penas de descida de divisão do Boavista e de suspensão de dois anos de Pinto da Costa, presidente do FC Porto, determinadas em primeira instância pela CD da Liga, no âmbito do processo Apito Final.

''Não será demais recordar que a Federação Portuguesa de Futebol adoptou o referido parecer, validando, dessa forma, as críticas nele expressas. As afirmações do presidente Luís Filipe Vieira ficaram muito aquém da certificação passada pelo Prof. Freitas do Amaral'', acrescentou o responsável ''encarnado''.

Quanto à actuação do árbitro Lucílio Baptista no jogo Boavista-Benfica da época passada, muito constestada por Vieira, João Gabriel defende que ''o presidente do Sport Lisboa e Benfica está a ser condenado por ter cumprido um dever de verdade''.

''Será bom recordar que a Comissão de Análise da CD da Liga baixou a nota do árbitro, nesse jogo, de 3,7 para 2,3. Será preciso dizer mais alguma coisa?'', concluiu João Gabriel.

A pena única de suspensão de dois meses aplicada a Vieira é o somatório das duas penas atribuídas: 15 dias de suspensão e 500 euros de multa por injurias e ofensas à reputação dos membros do Conselho de Justiça'', e 50 dias de suspensão e multa de 1.500 euros por ofensas a Lucílio Baptista.

A participação do Benfica contra o Lucílio Baptista, acusado pelos ''encarnados'' de ''erros técnicos graves'' e ''não cumprimento dos deveres'' nos jogos Belenenses-FC Porto e Boavista-Benfica, foi arquivada pela CD, que não encontrou fundamento na queixa.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?