O Benfica somou hoje a sua segunda vitória da pré-temporada graças um golo solitário do futebolista Oscar Cardozo, no triunfo por 1-0 sobre os holandeses do Feyenoord, no encontro de apresentação aos adeptos “encarnados”.
No Estádio da Luz, o avançado paraguaio facturou aos 69 minutos, depois de uma boa jogada com o argentino Pablo Aimar, e garantiu a vitória das “águias”, numa partida que ficou marcada pela estreia de José António Reyes com a camisola do clube lisboeta.
Apesar de apenas ter chegado à capital portuguesa na sexta-feira e de ainda não ter treinado com o plantel do Benfica, o espanhol actuou os últimos dez minutos e esteve perto de marcar um grande golo, quando atirou ao poste com um remate de primeira.
Depois da vitória no Torneio de Guimarães, o Benfica somou assim nova vitória na pré-epoca quando faltam apenas duas semanas para o primeiro jogo oficial da temporada.
No seu primeiro teste no Estádio da Luz, Quique Flores voltou a colocar Pablo Aimar na frente, fazendo dupla com outro sul-americano, o paraguaio Óscar Cardozo, e na defesa recuou Katsouranis para central, apostando no reforço Ruben Amorin (ex-Belenenses) para o meio-campo.
No 4-4-2 já habitual, o técnico espanhol apresentou uma defesa composta por Maxi Pereira, Luisão (capitão), “Katso” e Léo, um meio campo com apenas reforços (Amorim, Yebda, Carlos Martins e Urreta) e a dupla Aimar-Cardozo na frente.
Do lado dos holandeses, destaque para a presença do veterano Van Bronckhorst e para o avançado dinamarquês Tomasson (muito assobiado), que em tempos esteve perto de assinar pelo clube lisboeta.
Após o primeiro voo da época da águia Vitória, o Benfica esteve perto do golo logo no primeiro minuto, com Ruben Amorim a aparecer isolado frente ao guarda-redes do Feyenoord, mas atirar muito ao lado.
Com este lance o Benfica, com Carlos Martins em destaque a meio-campo, pegou no jogo e voltou a incomodar Timmer, desta vez com um remate ao poste de Óscar Cardozo.
Apesar de não conseguir criar perigo junto de Quim, o Feyenoord equilibrou a luta no centro do terreno e complicou a tarefa dos “encarnados”, que a partir daí apresentaram muitas dificuldades em chegar à área dos holandeses.
Perto do intervalo, a equipa da Luz finalmente conseguiu “furar” a barreira holandesa e esteve duas vezes perto do golo: primeiro com um remate de cabeça de Aimar, na melhor jogada do Benfica na primeira parte, e depois com novo cabeceamento, desta vez de Luisão, para boa defesa de Timmer.
As “águias” regressaram dos balneários com o mesmo “onze”, mas desta vez sem arte nem engenho para incomodarem Timmer nos primeiros minutos da segunda metade.
Aos 67 minutos, Cardozo soltou-se finalmente da dupla de centrais do Feyernoord mas disparou para boa defesa do guardião internacional holandês, que esteve presente recentemente no Euro2008.
Pouco depois, o paraguaio apareceu novamente sem marcação na área holandesa, após boa combinação com Aimar, e desta vez ''fuzilou'' Timmer, colocando o Benfica em vantagem.
A partir daí, o Benfica começou a “saga” das substituições (10 no total), com destaque para a entrada de José António Reyes, aos 80 minutos.
Com apenas segundos em campo e na primeira vez que tocou na bola, o avançado espanhol atirou com estrondo à barra de Timmer, com uma remate de primeira depois de um centro de Makukula da direita.
Ficha do Jogo:
Jogo disputado no Estádio da Luz, em Lisboa.
Benfica – Feyenoord, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Cardozo, 69 minutos.
Equipas:
- Benfica: Quim, Maxi Pereira (Nelson, 76), Luisão (Miguel Vítor, 87), Katsouranis (Binya, 76), Leo (Jorge Ribeiro, 87), Ruben Amorim (Balboa, 61), Yebda (Felipe Bastos, 80), Carlos Martins (Sidnei, 61), Urreta (Reyes, 80), Aimar (Nuno Gomes, 72) e Cardozo (Makukula, 72).
(Suplentes: Moreira, Moretto, Edcarlos, David Luiz, Nelson, Jorge Ribeiro, Sidnei, Miguel Vítor, Binya, Felipe Bastos, Balboa, Reyes, Mantorras, Makukula e Nuno Gomes).
- Feyenoord: Timmer, Greene (Nieveld, 82), Bahia, Vlaar (Buijs, 46), De Cler, Landzaat, Bruins (Hofs, 70), Van Bronckhorst, Wijnaldum (Fer, 61), Mols (Janota, 82) e Tomasson (Biseswar, 66).
(Suplentes: Hofland, Manteiga, Buijs, Janota, Fer, Hofs, Ekramy, Nieveld e Biseswar).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Maxi Pereira (56) e Buijs (76).
Árbitro: Pedro Henriques, de Lisboa.
Assistência: 43423 espectadores.