O bicampeão inglês de futebol Manchester United, sem Cristiano Ronaldo, Nani, Anderson e Tevez, perdeu hoje os dois primeiros pontos em casa no arranque da Premier League, com um empate frente ao Newcastle United (1-1).
A formação dos Magpies, com os argentinos Coloccini e Gutierrez em destaque, chegou à vantagem com um golo de Martins (0-1), aos 21 minutos, mas o Manchester repôs a igualdade volvidos dois minutos, por Fletcher (1-1).
Os campeões europeus em título, pese embora terem disposto de várias ocasioes de desfazer a igualdade, foram incapazes de disfarçar a ausência de Ronaldo, a recuperar de uma intervenção cirurgica, e do argentino Tevez, que falhou a partida devido a um problema familiar.
O brasileiro Anderson, ao serviço da selecção ''canarinha'' nos Jogos Olímpicos Pequim2008, e Nani, castigado, foram outros dos ausentes da formação da Manchester United na partida com o Newcastle United.
O Chelsea do treinador brasileiro Luiz Felipe Scolari iniciou a Premier League com uma goleada por 4-0 frente ao Portsmouth, numa partida em que o internacional português Deco se estreou a titular e a marcar.
A equipa mais portuguesa do campeonato inglês, orientada pelo ex-seleccionador de Portugal Luiz Felipe Scolari, subiu ao relvado de Stamford Bridge com Ricardo Carvalho, Bosingwa, substituído aos 84 minutos por Paulo Ferreira, e Deco.
Num estilo muito diferente de José Mourinho (campeão em 2004/05 e 2005/06) e Avram Grant, o futebol sedutor do Chelsea versão Scolari - com um meio-campo formado por Mikel, Lampard, Deco e ballack (substituido aos 34 minutos por Malouda) - rendeu três golos antes do intervalo e podia ter dado mais.
O primeiro, apontado por Joe Cole (13), após lance ao primeiro toque entre Deco, Anelka e Ballack, resume bem o estilo de jogo imposto por Scolari, que foi para o descanso tranquilo, com mais dois golos, de Anelka (26), em grande forma, e Lampard (45+2), na conversão de uma grande penalidade.
O Portsmouth, sem o português Pedro Mendes, que no sábado se estreou ao serviço do Glasgow Rangers (Escócia), foi sufocado pela velocidade e dinamica dos ''Blues'' - ainda sem Drogba e Essian (lesionados) - que fechou a contagem, já perto do final, com um tiro de Deco, de fora da área (89).
Com este triunfo, o Chelsea entra com o pé direito na edição 2008/2009 da Premier League, terminando a primeira jornada na liderança da tabela classificativa e já com dois pontos de vantagem sobre o Manchester.