O Boavista, de regresso à Liga de Honra de futebol 40 anos depois da última presença no segundo escalão, recebeu e bateu hoje o Vizela por 2-1, enquanto a União de Leiria, despromovido do campeonato principal, caiu em Freamunde (1-0).
No Estádio do Bessa e na primeira jornada da prova, João Tomás (16 minutos) e Diogo Fernandes (76) facturaram para os ''axadrezados'', despromovidos ao escalão secundário na sequência do processo Apito Final, enquanto Hugo Moreira marcou para o Vizela (74).
Com este triunfo, o Boavista é a uma das seis equipas que lidera a competição após a primeira ronda, com Feirense e Desportivo das Aves a ocuparem as duas primeiras posições, graças à diferença de golos.
Em Santa Maria da Feira, a equipa da casa bateu o Gondomar por 2-0, com golos de Moisés (37) e Mamadi (58), enquanto o Desportivo das Aves obteve igual resultado na recepção ao promovido Sporting da Covilhã.
Igualmente de regresso à Liga de Honra, a União de Leiria não teve a mesma sorte que o Boavista e saiu derrotado do reduto do Freamunde, graças a um golo de Nuno Silva, de grande penalidade, no último minuto da partida.
No encontro com mais golos da jornada, o Olhanense, comandado pelo antigo internacional português Jorge Costa, bateu o Estoril-Praia por 3-2, com o brasileiro Djamir a assinar um ''hat-trick''.
O avançado do clube algarvio marcou aos 19, 39 e 89 minutos, e garantiu a primeira a vitória da formação de Olhão, depois de Estoril ter conseguido empatar a partida (2-2) durante a segunda parte, com um bis de Dagil.
Também no Algarve, o Portimonense bateu o Varzim por 2-1.
De regresso aos campeonatos profissionais, a Oliveirense empatou (1-1) em casa com o Gil Vicente, um dos candidatos à subida.
Em Aveiro, Beira-Mar e Santa Clara protagonizaram o único encontro sem golos da jornada.