O Sporting foi hoje ''convidado'' na conquista do Real Madrid de mais um Troféu Santiago Bernabeu em futebol, evitando na segunda parte o que parecia encaminhar-se para uma goleada histórica, para terminar derrotado por 5-3.
Com 5-1 ao intervalo no Santiago Bernabeu, em Madrid, chegou a temer-se o pior para os ''leões'', mas as muitas substituições operadas acabaram por reequilibrar as coisas, beneficiando em muito o Sporting com a entrada de João Moutinho e Yannick Djaló.
Já sem Robinho, de malas aviadas para o Chelsea, o Real Madrid conquistou o seu 19º troféu Santiago Bernabeu - em 30 edições - em perfeito ambiente de festa, chegando à meia hora com claros 3-0 sobre uma das mais fortes equipas portuguesas, vice-campeão atrás do FC Porto.
Gorada a contratação de David Villa - prolongou com o Valência - a única cara nova do Real foi Rafael Van der Vaart, regressando Marcelo e Fernando Gago, que estiveram nos Jogos Olímpicos.
O Sporting, que vem da conquista da Supertaça e de uma boa entrada na Liga, rodou quase todos os seus jogadores e a ausência mais notada no relvado acabou por ser Vukcevic, que regressou aos convocados, após castigo, mas pelos vistos ainda não aos planos de Paulo Bento.
Revelando eficácia máxima, o Real Madrid conseguiu marcar em todas as vezes que tentou o golo, na primeira parte, elevando o resultado para um invulgar 5-1, com um golo do russo Izmailov pelo meio, para os ''leões''.
Higuain, a passe de Guti, fez o primeiro e o terceiro, o de mais belo efeito da noite. Pelo meio Robben também ajudou à festa.
Na baliza do Real Madrid estava hoje Dudek, que anulou bem tentativas de Ronny e Rodrigo Tiuí, mas já não o belo remate de Izmailov, ao minuto 31.
Quase de seguida Van der Vaart proporcionou a Rui Patrício a defesa da noite, antes do Real Madrid ampliar a diferença, com a grande penalidade que Raul converteu e o auto-golo de Anderson Polga.
Na segunda parte o nível do onze do Real Madrid decaiu, e o do Sporting melhorou, fruto das substituições.
O Real Madrid desacelerou, como era de esperar, e o Sporting passou a jogar mais á frente, preocupando cada vez mais a baliza de Codina, que salvou um golo a Helder Postiga, antes de ser batido pelo ''tiro'' de yannick Djaló.
O Sporting acabou por chegar ao 5-3 com um livre cobrado por Miguel Veloso, saindo assim do estádio Santiago Bernabeu com um resultado que acaba por não ''escandalizar'', afastada que foi a ameaça de goleada.
Ficha do Jogo:
- Real Madrid: Dudek (Codina, 46), Sergio Ramos (Torres, 46), Pepe (Cannavaro, 46), Metzelder (Javi García, 46), Marcelo (Heinze, 77), Gago (Diarra, 64), Guti (De la Red, 46), Van der Vaart, Robben (Drenthe, 46), Raúl (Van Nistelrooy, 46) e Higuaín.
- Sporting: Rui Patricio (Tiago, 46), Pedro Silva (Abel, 46), Caneira (Adrien, 76), Polga, Ronny (Tonel, 46), Pereirinha (Romagnoli, 60), Miguel Veloso, Rochemback (João Moutinho, 46), Izmailov, Rodrigo Tiui (Yannick, 46) e Hélder Postiga.
- Árbitro: Velasco Carballo (Madrid)
- Disciplina: Cartão amarelo para Polga (38), Tonel (63), Adrien (87) e Cannavarro (89).