O FC Porto empatou hoje a 2-2 na receção aos eslovenos do Domzale, em jogo da primeira mão da segunda eliminatória do «caminho dos campeões» na UEFA Youth League, disputado em Vila Nova de Gaia.
Os ‘dragões’, campeões em título, terminaram o jogo no Olival com ‘queixas’ de si próprios, face ao desperdício de oportunidades que tiveram no jogo, em especial na primeira parte, mas os minutos finais foram surpreendentes.
Um golo para cada lado, já nos descontos, no espaço de oito minutos, levou o FC Porto da euforia ao desânimo, quando pensou ter dado a volta ao marcador.
No jogo, foi preciso esperar uma hora para o marcador ‘mexer’, e para o Domzale, de grande penalidade, num lance em que o capitão Svetlin converteu da marca dos 11 metros, após falta do lateral Rodrigo Pinheiro.
Antes, o FC Porto teve boas oportunidades, nomeadamente por Levi Faustino, num canto, aos 39 minutos, ou por Duarte Moreira, que nos últimos cinco minutos da primeira parte quis colocar em jeito e viu a bola sair ao lado do poste da baliza eslovena.
A segunda parte começou com a mesma tónica, com Fábio Vieira a atirar por cima da barra (50 minutos) e novamente o central Levi a responder a um canto, colocando o pé debaixo da bola, que subiu em demasia.
O golo do Domzale, aos 62 minutos, forçou ainda mais a resposta portista, depois do treinador Tulipa mexer na equipa, com Duarte Moreira a fazer o 1-1 aos 78 minutos, após uma boa combinação de ataque e já com Johan Gomez e Francisco Conceição em campo.
Tudo parecia encaminhado para uma igualdade a um golo no Centro de estágios do Olival quando o lateral direito Tomás Esteves surgiu na sequência de um canto junto à marca de penálti para fazer o 2-1, aos 90+4 minutos.
A euforia dos ‘campeões europeus’ de juniores não durou muito, já que aos 90+8 minutos, uma imprudente mão do central Mendy deu um perigoso livre frontal para o Domzale e o 2-2 apontado por Pisek, que tinha entrado na parte final.
O FC Porto, que na primeira ronda eliminou os letões do Liepaja, discutirá a continuidade na prova na segunda mão, agendada para 27 de novembro, na Eslovénia.
Os ‘dragões’ disputam a competição através do ‘caminho dos campeões’ – a equipa sénior está na Liga Europa e não a dos Campeões – e se passarem esta segunda ronda juntar-se-ão num ‘play-off’ às equipas da fase de grupos.
O vencedor de cada ‘poule’ da fase de grupos apura-se diretamente e o segundo colocado vai disputar um ‘play-off’ com as equipas provenientes do ‘caminho dos campeões’.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.