Dois golos ainda na primeira parte permitiram hoje ao Sporting vencer em casa do Rosenborg por 2-0, assumindo a liderança do grupo D da Liga Europa de futebol.
A equipa 'leonina' cedo deu mostras da sua superioridade sobre os noruegueses e chegou ao intervalo já com a vantagem de dois golos, depois dos tentos do uruguaio Sebastian Coates, aos 16 minutos, e de Bruno Fernandes, aos 38.
Depois de uma fase sem que qualquer das equipas assumisse o controlo das operações, os 'leões' cresceram na partida e começaram a acercar-se da baliza contrária e, após 'avisos' de Borja (11 minutos) e de Bolasie (15), chegaram mesmo à vantagem aos 16 minutos, num lance de insistência e em que Luís Neto cruzou da direita para Coates, que, de cabeça, inaugurou o marcador.
Em vantagem, o Sporting passou a gerir mais a bola, perante um Rosenborg que se mostrava incapaz para criar dificuldades ao adversário, tendo o seu primeiro sinal de perigo surgido apenas aos 26 minutos, mas o livre de Soderlund saiu muito por alto.
Aos 38 minutos, Doumbia recuperou uma bola a meio campo e endossou-a para Bruno Fernandes, que, perante a fraca oposição contrária, não teve dificudades em ampliar.
Na segunda metade, o Sporting optou por gerir ainda mais a vantagem, perante um Rosenborg com mais posse de bola, mas incapaz de criar verdadeiras situações de perigo.
A equipa norueguesa criou a sua grande oportunidade de golo aos 85 minutos, num lance em que Renan defendeu para o poste um remate de Asen.
Com este triunfo, e beneficiando ainda da derrota (4-1) dos holandeses do PSV Eindhoven em casa dos austríacos do LASK Linz, o Sporting deu um passo importante rumo ao apuramento para os 16 avos de final, liderando o grupo com nove pontos, mais dois do que Linz e PSV, segundo e terceiro classificados, respetivamente, enquanto o Rosenborg ficou desde já afastado, não tendo ainda somado qualquer ponto em quatro jornadas.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.