O Arsenal, adversário do FC Porto no Grupo G da Liga dos Campeões, venceu hoje tranquilamente em casa o Newcastle por 3-0, na terceira jornada da Liga inglesa de futebol, somando o segundo triunfo na competição.
Com golos do holandês Robin van Persie, aos 18 e 41 minutos, o primeiro na transformação de uma grande penalidade, a equipa londrina já vencia ao intervalo por 2-0, não dando qualquer hipótese ao Newcastle de ripostar.
No segundo tempo, e já em ritmo de passeio, o Arsenal aumentou a vantagem aos 59 minutos, por intermédio do brasileiro Denilson.
O Portsmouth, que disputa com o Vitória de Guimarães o acesso à fase de grupos da Taça UEFA, também venceu, superando fora o Everton por esclarecedores 3-0.
Jermaine Defoe, Glen Johnson e Peter Crouch foram os autores dos golos da ex-equipa do português Pedro Mendes (agora no Glasgow Rangers), aos 12, 40 e 68 minutos, respectivamente.
Apesar do triunfo, o Portsmouth mantém-se na 17ª posição, enquanto o Arsenal “pula” para os primeiros lugares, em igualdade pontual com os líderes Chelsea e Liverpool, que apenas domingo cumprem os seus compromissos na terceira ronda.
West Ham e Middlesbrough somam igualmente seis pontos.
O Arsenal joga com o FC Porto em Londres a 30 de Setembro, na segunda jornada do Grupo G, e desloca-se a Portugal a 10 de Dezembro, no embate que encerra o agrupamento.
Nos restantes jogos de hoje, Bolton e West Bromwich empataram 0-0, o Wigan goleou fora o recém-promovido Hull City por 5-0, enquanto Middlesbrough e West Ham venceram em casa o Stoke City e o Blackburn Rovers por 2-1 e 4-1, respectivamente.