Uma entrada em falso comprometeu hoje as aspirações da seleção portuguesa feminina de basquetebol na Ucrânia, onde perdeu por 72-60, no segundo encontro do Grupo D de apuramento para o Europeu de 2021.
Em Kharkiv, Portugal, que se estreara no agrupamento cm um triunfo caseiro por 71-48 sobre a Finlândia, marcou o primeiro ponto, mas, depois, sofreu 13 consecutivos e nunca mais se conseguiu aproximar no resultado até ao final do encontro.
As ucranianas fecharam o primeiro período com 12 pontos à maior (21-9), depois de terem liderado por 14 (21-7), e, no segundo, ainda permitiram que Portugal reduzisse para oito (25-17), mas voltaram a fugir e fecharam a primeira parte a vencer por 18 (46-28).
As comandadas de Ricardo Vasconcelos reagiram no terceiro período, que venceram de forma clara (18-9), reduzindo para nove pontos (55-46), mas a Ucrânia voltou a superiorizar-se no último (17-14), para um triunfo final por 12 pontos.
Alina Iagupova, com 29 pontos, sete ressaltos, cinco assistências e quatro roubos de bola, foi um ‘pesadelo’ para a seleção lusa, liderada por Sofia Silva, autora de 19 pontos e seis ressaltos.
Com este desaire, a formação das ‘quinas’ foi igualada pela Ucrânia no segundo lugar do agrupamento, com três pontos, menos um do que a Bélgica, que hoje venceu na Finlândia (última, com dois pontos), por 85-58.
Para atingir a fase final do Euro2021, Portugal precisa de vencer o agrupamento ou ser um dos cinco melhores segundos classificados entre os nove grupos, não contando, nos grupos de quatro, os resultados com os quartos classificados.