O médio Paulo Bernardo abriu e fechou hoje o marcador na vitória do Benfica em Leipzig, por 3-0, que proporcionou à equipa lisboeta a qualificação para os oitavos de final da UEFA Youth League de futebol.
Paulo Bernardo ‘bisou’, aos 24 e 76 minutos, e o avançado Gonçalo Ramos, aos 28, também contribuiu para o triunfo da equipa lisboeta, finalista vencida da prova de juniores que replica o modelo da Liga dos Campeões em 2014 e 2017, que foi conquistada pelo FC Porto na época passada.
O Benfica isolou-se no primeiro lugar – que assegura a presença direta nos ‘oitavos’, sem passar pelos ‘play-offs’ -, com três pontos de vantagem sobre os franceses do Lyon, sobre os quais tem vantagem no confronto direto, quando falta disputar um jogo.
O Leipzig, que atuou a última meia hora em inferioridade numérica, devido à expulsão do togolês Amededejisso, foi igualado pelo Zenit, que hoje se impôs por 3-1 na receção ao Lyon, mas os franceses já não poderão ser desalojados do segundo lugar e seguirão para os ‘play-offs’.
Após uma fase inicial equilibrada, o Benfica deixou a partida praticamente sentenciada ao marcar dois golos no espaço de quatro minutos, o primeiro dos quais aos 24, pelo médio Paulo Bernardo, na sequência de uma boa assistência de Ronaldo Camará.
O avançado Gonçalo Ramos aumentou a vantagem, aos 28 minutos, após um erro do guarda-redes Schulze, e o melhor que os alemães conseguiram até ao intervalo foi obrigar o guardião ‘encarnado’, Celton Biai, a uma defesa aparatosa, num livre direto.
A expulsão de Amededejisso aos 58 minutos, por acumulação de cartões amarelos, deitou por terra as ténues expectativas que o Leipzig pudesse ter em dar a volta o resultado, única situação que evitaria o seu afastamento antecipado da fase seguinte.
Os anfitriões poderiam ter recuperado algum ânimo no minuto seguinte, mas o poderoso remate de Hartmann foi devolvido pela barra da baliza, e foi mesmo o Benfica que sentenciou o encontro, aos 76 minutos, na sequência de um remate de Paulo Bernardo à entrada da área, de novo com a colaboração de Schulze.