O FC Barcelona voltou hoje a perder pontos na Liga espanhola de futebol, ao empatar (1-1) com o Racing de Santander na segunda jornada, a três dias da recepção ao Sporting para a Liga dos Campeões.
A equipa orientada por Josep Guardiola até foi a primeira a marcar, através de uma grande penalidade transformada por Lionel Messi, aos 71 minutos, mas a vantagem apenas durou aos 77, quando Pereira apontou o 1-1 final, que deixou a equipa catalã com apenas um ponto em dois jogos disputados.
O FC Barcelona, que na estreia da Liga espanhola tinha perdido na visita ao Numancia por 1-0, tem assim o seu pior início de temporada desde a época 1973/74, quando perdeu em Elche (1-0) e empatou também com o Racing (0-0) na duas primeiras rondas da prova.
Este pode ser um bom sinal para o Sporting, que terça-feira visita a equipa catalã para a sua estreia no Grupo C da Liga dos Campeões, no qual estão também inseridos o Basileia e o Shaktar, que se defrontam também terça-feira.
A formação suíça, “carrasco” do Vitória de Guimarães na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, não facilitou e venceu o confronto da nona jornada da liga helvética frente ao Lucerna por 2-0, com golos de Huggel e Chipperfield, aos 16 e 84 minutos, respectivamente, enquanto o Shaktar não joga este fim-de-semana e está já concentrado no jogo da “Champions”.
O primeiro adversário do FC Porto na Liga dos Campeões 2008/09, o Fenerbahçe, também perdeu para a liga turca com o Hacettepe Spor Kulubu por 2-1, numa partida em que Alex (19) adiantou os rivais dos “dragões”, mas Sahin (45) e Arat (60), na própria baliza, deram a volta ao marcador.
A formação “azul e branca” recebe os turcos no primeiro encontro do grupo G da “champions”, que terá ainda o embate entre o Dínamo de Kiev, que não actua este fim-de-semana, e o Arsenal, vencedor do embate da quarta jornada da liga inglesa com o Blackburn ROver por 4-0, com um golo de Van Persie (08) e um “hat-trick” de Adebayor (45+1, 81 e 90+2).
O Portsmouth, adversário do Vitória de Guimarães na primeira eliminatória da Taça UEFA, cuja primeira mão está marcada para quinta-feira, também não falhou e venceu o seu compromisso da quarta ronda da liga inglesa frente ao Middlesbrough por 2-1, com um “bis” de Jermaine Defoe (59 e 86), que anulou o tento inaugural de Mido (24).
O Valência, rival do Marítimo, só joga domingo com o Almeria, para a segunda jornada da liga espanhola, enquanto o Nápoles, que vai medir forças com o Benfica na eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça UEFA, defronta a Fiorentina também no domingo, para segunda jornada da liga italiana.
O adversário do Sporting de Braga, o Artmedia, não foi além de um empate 1-1 com o Banska Bystrika para a Liga eslovaca, enquanto o Heerenveen também empatou, mas 2-2, com o Heracles Almelo, numa partida em que esteve a vencer por 2-0, com um “bis” de Pranjic (05 e 12), mas permitiu que Wuytens (45) e Dost (66) restabelecessem a igualdade final a duas bolas.