O Benfica apresentou hoje o logótipo e a imagem do canal Benfica TV, numa cerimónia realizada no estádio da Luz e na qual o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, sublinhou o “pioneirismo” do emblema nesta área.
Acompanhado pelo administrador executivo da SAD do clube, Domingos Soares de Oliveira, do director comercial e de marketing, Miguel Bento, e do director do canal, Ricardo Palacin, Vieira considerou ainda que o projecto é “estruturante” para o Benfica.
“Estamos aqui para assinalar mais uma etapa vencida no percurso que nos separa até ao ‘arranque’ definitivo da Benfica TV, um projecto estruturante para a lógica de construção e dinâmica que esta direcção traçou para o SLB”, afirmou Vieira.
O presidente do clube e da SAD “encarnada” disse que o projecto “permite dar maior visibilidade à marca Benfica” e será “um instrumento permanente de comunicação com sócios e simpatizantes do clube”, que, segundo Vieira, é o que “mais audiências desperta em matéria de transmissões televisivas”.
“Trata-se de um projecto inovador em Portugal e isso é motivo de orgulho para todos nós. Mais uma vez o Benfica volta a ser pioneiro, volta a liderar um processo que vai mudar a lógica de comunicação dos clubes com os seus adeptos”,
Vieira sublinhou que o “próximo dia 02 de Outubro representa um marco na história da televisão em Portugal, do desporto português e, claro está, da Benfica TV”, pois marca a primeira emissão experimental do canal, com a transmissão do jogo da segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA Benfica-Nápoles.
“Será a primeira vez que um jogo de futebol do Benfica será transmitido fora dos operadores tradicionais de televisão! Uma mudança que o futuro pode confirmar”, acrescentou.
Ricardo Palacin adiantou, por seu turno, que a programação do canal, que será emitido regularmente a partir de Novembro, terá por base três vectores: informação, interactividade e entretenimento.
“Na informação, queremos ser uma agência de comunicação ao serviço do Benfica, defendendo a marca e dando informações exclusivas”, precisou o director da Benfica TV, acrescentando que “vai haver três a quatro blocos de 20 minutos de notícias por dia”.
Palacin adiantou ainda que vai “sempre que possível” utilizar os directos e apostar na interactividade, “com debates, passatempos e jogos”. “No entretenimento teremos ‘talk shows’, documentários e a história do clube”, disse ainda o responsável do canal, que vai funcionar no segundo piso do Estádio da Luz, em instalações que estão a ser adaptadas para o efeito.
Relativamente ao encontro Benfica-Nápoles, Domingos Soares de Oliveira adiantou que o jogo vai ser transmitido para Portugal na Benfica TV, através do serviço por cabo Meo, enquanto no estrangeiro será visto em 50 países.
“No estrangeiro será transmitido em 50 países. Desde logo em Itália, através de um canal Premium (pago), nos Estados Unidos, na Europa e no Norte de África. Queremos ainda transmitir o jogo para os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), nomeadamente em Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé, em sinal aberto”, adiantou ainda o administrador executivo da SAD.
Miguel Belo explicou também que o trabalho de desenvolvimento do logótipo, que junta dois B, da palavra Benfica, para dar ideia das asas de uma águia, foi feito em duas partes: a concepção da marca Benfica e a modernidade e tecnologia.
“A base da construção do logo assenta fundamentalmente naquilo que é um ícone de reconhecimento dos benfiquistas em tudo que representa o Benfica, que é a águia”, afirmou, precisando que nele estão inscritos três valores: “a independência, a nobreza e a autoridade”.
“Juntamos a estes atributos a modernidade e a componente tecnológica. São estas as bases de atributos para a construção do logótipo”, disse Miguel Bento.