A UEFA multou o Vitória de Guimarães em 20.000 euros pela reacção intempestiva dos futebolistas vitorianos no final do encontro frente aos suíços do Basileia, que ditou o afastamento dos minhotos da Liga dos Campeões.
Os jogadores do vitória de Guimarães confrontaram-se com a equipa de arbitragem depois da derrota na Suíça frente ao Basileia (2-1), em jogo da segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões europeus.
Os vitorianos viram-lhes negado o golo do empate aos 87 minutos, numa decisão incorrecta do auxiliar do árbitro do encontro, que considerou que Roberto, marcador do tento, estaria adiantado em relação ao penúltimo defensor dos suíços.
O 2-2 seria suficiente para a equipa de Manuel Cajuda seguir para a fase de grupos da liga ''milionária'', depois de na primeira mão ter-se registado um empate (0-0).
A qualificação para a fase de grupos rendeu ao Basileia um encaixe financeiro mínimo na ordem dos cinco milhões de euros.
O clube suíço onde alinha o português Carlitos ficou colocado no grupo C, juntamente com os espanhóis do Barcelona, os ucranianos do Shakhtar Donetsk e Sporting, enquanto o Vitória foi relegado para a Taça UEFA, onde discute com os ingleses do Portsmouth o acesso à fase de grupos.
Na primeira mão, disputada em Inglaterra, os vimaranenses perderam por 2-0, estando a segunda agendada para quinta-feira, às 21:35, no Estádio D. Afonso Henriques.