O FC Porto sofreu hoje uma das suas mais pesadas derrotas na Liga dos Campeões de futebol, ao perder com o Arsenal, em Londres, por 4-0, repetindo o resultado sofrido há 11 anos, com o Real Madrid.
Desde a criação do formato ''Champions'' e em 14 presenças, a goleada sofrida no Estádio Emirates, com dois tentos de Van Persie e outros tantos de Adebayor, só tem igual em derrotas encaixadas com Manchester United, em 1996/97, e com o Real Madrid, na época seguinte.
No primeiro caso, os ''dragões'', que não ganharam nenhum dos 12 jogos que realizaram em Inglaterra nas competições europeias, perderam em Manchester na primeira mão dos quartos-de-final e não conseguiram rectificar na segunda (0-0).
Na época seguinte, em Madrid, o FC Porto encerrou uma fraca campanha na fase de grupos com uma derrota por 4-0 perante os ''merengues'' e despediu-se da Liga dos Campeões prematuramente.
Na liga ''milionária'', a equipa portuguesa - uma das que tem maior número de participações - só em outras duas ocasiões sofreu quatro golos, na época transacta, em Liverpool (4-1), e em 1999/2000, em Barcelona (4-2), ambas na fase de grupos, embora tenha chegado à fase seguinte.
Na história do FC Porto nas competições europeias, esta é a quinta vez que perde por 4-0, havendo registo de apenas três derrotas mais pesadas.
A derrota com o AEK de Atenas, por 6-1, na primeira mão da primeira da Taça dos Campeões Europeus de 1978/79, é mais estrondosa do FC Porto, que duas vezes por 5-0, com os alemães do Hanover, na Taça das Cidades com Feira (1965/66) e com o PSV Eindhoven, também na Taça dos Campeões (1988/89).