Chelsea, surpreendido pelo Cluj, e Inter de Milão cederam hoje empates nos respectivos jogos da segunda jornada da Liga dos Campeões, no dia em que o Sporting conquistou a primeira vitória, ao bater por 2-0 o Basileia.
O Chelsea não foi além de um ''nulo'' na visita à Roménia, ante o Cluj, em teoria o rival mais fraco do Grupo A, enquanto o Inter empatou 1-1 na recepção aos alemães do Werder Bremen, em encontro referente ao Grupo B.
Um golo de Maicon, logo aos 13 minutos, abriu boas perspectivas à formação treinada por José Mourinho, mas o Werder Bremen, que não contou com o lesionado Hugo Almeida, mas apresentou o brasileiro Diego (ex-FC Porto), chegou ao empate no segundo tempo, por Pizarro, aos 62.
O avançado português Quaresma, que iniciou a partida no banco, ainda entrou aos 77 minutos, mas o resultado manteve-se inalterado até final.
No duelo entre cipriotas e gregos, o Anorthosis venceu o Panathinaikos por 3-1, com golos de José Sarriegi (11 minutos), Dobrasinovic (15) e Taher (78), para os locais, e Salpingidis (28), de grande penalidade, para os helénicos.
O Inter, apesar do empate, mantém a liderança do Grupo B, com quatro pontos, os mesmos que o Anorthosis, segundo, enquanto o Bremen é terceiro, com dois e o Panathinaikos ainda está em branco.
O Cluj, com os portugueses Tony, Cadú e Dani, impôs um empate sem golos ao Chelsea, comandado pelo ex-seleccionador de Portugal, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, que, com Deco e Ricardo Carvalho lesionados, apenas colocou Bosingwa de início e deixou Paulo Ferreira no banco.
O outro jogo do Grupo A opôs o Bordéus à AS Roma, que começou a conceder o tento de Gourcuff (18) e só conseguiu dar a volta ao resultado na segunda parte, com os golos de Vucinic (64) e ''bis'' de Baptista (71 e 83), fixando o 3-1 final.
O Chelsea é líder do Grupo A, com quatro pontos, seguido do Cluj é segundo, também com quatro, a AS Roma terceira, com três, e o Bordéus último, ainda sem qualquer ponto.
No Grupo C, o Sporting-Basileia chegou ao descanso empatado a zero, resultado que ficou desfeito aos 55 minutos, quando um defesa cortou a bola contra Romagnoli, mas ''traiu'' o guarda-redes Costanzo, resultado que Derlei ampliou para o 2-0 final, aos 86 minutos.
Na Ucrânia, o Shakhtar Donetsk surpreendeu o FC Barcelona, colocando-se em vantagem por Ilsinho (45 minutos), que deixou a sua equipa na frente do marcador até perto do final, quando surgiu o ''incontornável'' Lionel Messi a ''bisar'' (87 e 94) e a dar o triunfo ao ''Barça''.
O FC Barcelona ''sofreu'' mas acabou por vencer e isolar-se na liderança do grupo, com seis pontos, mais três do que a dupla composta por Sporting e Shakhtar, que dividem o segundo posto, enquanto o Basileia encerra a classificação, sem pontos.
Numa partida antecedida por uma carga policial contra adeptos franceses num dos topos do estádio, após estes terem atirado cadeiras contra seguidores locais, causando ferimentos em algumas pessoas, o Atlético de Madrid (sem o lesionado Simão) adiantou-se no marcador logo aos 04 minutos, pelo argentino Sergio ''Kun'' Aguero.
O Marselha reagiu, com um tento de Niang, aos 16 minutos, mas, seis minutos depois, Raul Garcia apontou o 2-1 para a formação espanhola, que lidera o grupo D com seis pontos, os mesmos que o Liverpool, vitorioso por 3-1 na recepção ao PSV Eindhoven.
Os ingleses adiantaram-se no marcador cedo, através do holandês Dirk Kuyt (04 minutos) e Robbie Keane (34) ampliou para o 2-0, antes de Gerrard (76) apontar o terceiro e último do Liverpool, que ainda permitiu o ''tento de honra'' a Koevermans (78), golo que não retirou o PSV da última posição do grupo, sem pontos, à semelhança do Marselha.