O Benfica colocou-se hoje de forma provisória com sete pontos de vantagem sobre o FC Porto no topo da I Liga de futebol, face ao triunfo (1-0) no reduto do Vitória de Guimarães, no desafio da 15.ª jornada.
No Estádio D. Afonso Henriques, os ‘encarnados’ foram extremamente eficazes, ao colocarem-se na frente do desafio na primeira grande oportunidade, quando o argentino Franco Cervi, aos 22 minutos, deu a melhor sequência a um bom entendimento com Pizzi para bater o guardião Douglas.
A equipa de Bruno Lage somou o 12.º triunfo consecutivo no campeonato, chegou aos 42 pontos e fica à espera do desfecho do ‘clássico’ de domingo entre Sporting, terceiro, com 26 pontos, e FC Porto, segundo, com 35, que não vence no Estádio José Alvalade há 14 encontros. Com 21 pontos, o Vitória ocupa, à condição, o quinto lugar.
Na capital, Rúben Amorim, que substituiu Ricardo Sá Pinto no comando técnico do Sporting de Braga, não poderia ter desejado melhor estreia, ao ver a sua equipa golear o Belenenses SAD, por 7-1, com tentos de Ricardo Horta (08 e 22 minutos), Trincão (19), Palhinha (45), Paulinho (48) e Rui Fonte (84 e 90+2), tendo Silvestre Varela (32) reduzido para os ‘azuis’.
O Braga sobe provisoriamente ao sexto lugar, somando agora 21 pontos, e o Belenenses SAD segue no 15.º, com 15.
Antes, Boavista e Portimonense não foram além de uma igualdade a um golo, num encontro marcado igualmente pela estreia de Daniel Ramos ao leme dos ‘axadrezados’.
O tento do brasileiro Dener em tempo de compensação (90+4) 'azedou' e impediu a vitória no primeiro encontro do novo treinador do clube portuense, que tinha visto o sérvio Nikola Stojiljkovic dar vantagem à sua equipa, aos 67 minutos.
O empate coloca o Boavista na oitava posição, com os mesmos 19 pontos de Rio Ave e Vitória de Setúbal, que têm menos um jogo, enquanto o Portimonense permanece no 16.º e antepenúltimo posto, com 13.
O Santa Clara regressou hoje aos triunfos no campeonato mais de três meses depois, ao vencer em casa do Desportivo das Aves, por 1-0, graças ao golo solitário do defesa central Fábio Cardoso (64), que permitiu aos açorianos interromperem uma série de sete jogos sem vencer na competição e subirem ao 13.º lugar, com 17 pontos.
Com apenas seis pontos em 15 encontros, o Desportivo das Aves mantém-se na 18.ª e última posição da I Liga.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.