A PSP vai destacar cerca de 450 agentes para a recepção do Sporting ao FC Porto, domingo, no jogo “grande” da quinta jornada da Liga portuguesa de futebol.
Para este jogo de elevado risco, como definiu hoje a comissária Paula Monteiro, do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, a intervenção das forças de segurança vai incidir em quatro posicionamentos estratégicos.
No primeiro, a PSP vai colocar efectivos junto às entradas para o Estádio José Alvalade para apoiar os elementos da segurança particular na revista dos adeptos, evitando a introdução de objectos proibidos.
A acção da PSP nos acessos ao interior do estádio estender-se-á igualmente à realização de testes de alcoolemia.
O segundo posicionamento resume-se ao acompanhamento das claques organizadas de Sporting e FC Porto até ao interior do estádio.
De acordo com dados fornecidos pela comissária Paula Monteiro, a PSP espera 1.150 adeptos do FC Porto organizados em grupo, sendo que cerca de 1.000 pertencem à claque Super Dragões, que serão acompanhados na viagem desde a Cidade Invicta até Lisboa por elementos da PSP Porto.
Depois de deixarem os autocarros, perto do anfiteatro do jogo, os adeptos serão encaminhados pela PSP em pequenos grupos até ao interior do Estádio José Alvalade, onde serão instalados nos sectores A7 e A9.
A divisão dos adeptos em pequenos grupos é uma prática comum em jogos no Estádio do Sporting, ao contrário do acompanhamento em bloco de todos os elementos das claques para o Estádio da Luz.
Quanto aos grupos organizados afectos ao Sporting, a PSP prevê cordões de segurança a 1.250 elementos, pertencendo 700 à Juventude Leonina (sectores A14 e A16), 300 aos Ultra 21 (A17), 250 à Torcida verde (A23) e 20 à Brigada (A13).
A terceira área de intervenção resume-se à colocação de agentes da PSP na bancada, entre sectores, e entre as claques organizadas, alguns à civil, e outros dispersos em redor do estádio, no relvado, com cães, e para regularem o trânsito.
As ruas Cipriano Dourado, Francisco Stromp e Professor Fernando da Fonseca e as avenidas Craveiro Lopes e General Norton de Matos terão trânsito condicionado.
Muito próximo da hora do jogo, com início às 19:45, a PSP vai cortar ao trânsito as ruas Professor Fernando da Fonseca e Hernâni Cidade, permitindo unicamente o acesso a moradores.