loading

UEFA: Benfica defronta Olympiacos, Galatasaray, Hertha e Metalist

O sorteio da fase de grupos da Taça UEFA colocou o Benfica na rota do antigo ''capitão'' Fernando Meira, futebolista do Galatasaray, e o Sporting de Braga no caminho do mais temido dos ''tubarões'' em prova, o AC Milan.

UEFA: Benfica defronta Olympiacos, Galatasaray, Hertha e Metalist

Por figurar entre as oito equipas mais cotadas do sorteio, o Benfica evitou os clubes teoricamente mais fortes, entre eles o AC Milan, que vai encabeçar o Grupo E, onde foram colocados também o Sporting de Braga, os alemães do Wolfsburgo e dois ''carrascos'' de portugueses na eliminatória de acesso a esta fase de grupos.

Além de italianos e germânicos, os bracarenses, que na ronda de qualificação ''passearam'' diante o Artmedia (4-0 em casa e 2-0 na Eslováquia), vão encontrar os ingleses do Portsmouth, que afastaram o Vitória de Guimarães, e os holandeses do Heerenveen, que eliminaram o Vitória de Setúbal.

O Benfica também encontra uma equipa alemã, o Hertha de Berlim, com quem se estreará na prova, a 23 de Outubro, na capital germânica, e três formações mais temíveis a jogar em casa: os turcos do Galatasaray, os gregos do Olympiacos e os ucranianos do Metalista Kharkiv.

O sorteio de hoje colocou os ''encarnados'' a jogar em Atenas, mas ''dispensou'' o clube da Luz de outro ''inferno'' do futebol europeu, em Istambul, e de uma viagem desgastante até à Ucrânia.

Desta forma, o reencontro entre Benfica e Fernando Meira está marcado para a Luz, a 06 de Novembro, na segunda jornada do Grupo B, enquanto o fecho desta fase de grupos para o clube lisboeta ocorrerá também em Portugal, a 18 de Dezembro, diante o actual terceiro classificado do campeonato ucraniano.

Se Hertha, Olympiacos e Galatasaray não são propriamente desconhecidos no panorama futebolístico europeu, o Metalist surge como o ''ousider'' deste agrupamento e ganhou direito a marcar presença nesta fase depois deixar pelo caminho uma equipa que partia como clara favorita para a qualificação à fase de grupos.

Como é quase ''tradição'', o Besiktas começou por impor o favoritismo do ''factor Istambul'' e ganhou o primeiro jogo por 1-0, mas o Metalist deu a volta à eliminatória na segunda mão, com uma goleada expressiva por 4-1.

As referências do passado não oferecem grandes dados para o Benfica, que só se cruzou nas competições europeias com um dos quatro adversários, o Olympiacos, clube que lidera actualmente o campeonato helénico, mas que perdeu três dos quatro confrontos directos com os ''encarnados''.

Tendo em conta que se apuram os três melhores de cada agrupamento para os 16 avos-de-final, o Benfica tem quase a ''obrigação'' de passar, um cenário que é menos linear para o Sporting de Braga.

Os bracarenses têm a vantagem de conhecer as ''manhas'' de dois adversários directos na corrida ao apuramento, partindo do princípio que AC Milan é de um ''campeonato à parte''.

O Portsmouth eliminou o vizinho minhoto Vitória de Guimarães e quase deixou escapar no Afonso Henriques a vantagem de 2-0 alcançada em Inglaterra.

Os vimaranenses anularam os dois golos e levaram a decisão para o prolongamento, período no qual dois golos do ''gigante'' Peter Crouch acabaram com as ilusões do clube português, que pouco antes tinha estado a um pequeno passo de apurar-se para a Liga dos Campeões.

O Heerenveen deixou pelo caminho o Vitória de Setúbal, depois de empatar 1-1 no emprestado Estádio de Alvalade (golo marcado nos instantes finais) e golear na Holanda por 5-2, a mesma ''receita'' que aplicou na última jornada da liga holandesa ao histórico Ajax.

Quanto ao Wolfsburgo, ocupa actualmente a primeira metade da tabela do campeonato alemão, onde é o ''rei dos empates'' (quatro em sete jogos, mais duas vitórias e uma derrota), e foi o responsável pela saída do português José Peseiro do comando técnico do Rapid de Bucareste.

O antigo treinador do Sporting foi afastado do cargo depois de ter falhado, diante os germânicos, o apuramento para a fase de grupos da Taça UEFA (1-0 em casa e 1-1 na Roménia), tendo permanecido no clubhe, mas agora como director desportivo.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?