O pentacampeão Brasil juntou-se hoje à Argentina no segundo lugar da zona sul-americana de apuramento para o Mundial de futebol de 2010, ao golear fora a Venezuela por 4-0, em encontro da nona jornada.
Kaká (seis minutos), Robinho (10) e Adriano (19) encarrilaram muito cedo o triunfo dos “canarinhos”, que não contaram com o benfiquista Luisão (Benfica), isto apesar da excelente réplica dos locais, que construíram as primeiras oportunidades.
Um “super” Júlio César, guarda-redes do Inter de Milão, e a falta de pontaria dos avançados locais impediram a Venezuela de marcar e o jogo acabou mesmo em goleada, selada por Robinho, o melhor em campo, com um tento na segunda parte, aos 67 minutos.
Desta forma, o Brasil passa a contar 16 pontos, os mesmos da Argentina, que acabou sábado com uma série de cinco jogos sem vencer, ao bater em casa o Uruguai por 2-1.
Os “espanhóis” Lionel Messi, aos seis minutos, de cabeça, e Sérgio Aguero, aos 13, apontaram os tentos do “onze” de Alfio Basile, que não tirou do banco o benfiquista Angel Di Maria, enquanto Diego Lugano facturou para os forasteiros, aos 40.
Num jogo com muitas picardias e 10 cartões amarelos, os portistas Jorge Fucile (substituído aos 24 minutos) e Cristian Rodriguez (saiu aos 74, dando lugar ao ex-“leão” Carlos Bueno) e o benfiquista Maxi Pereira foram titulares no Uruguai.
A Argentina e o Brasil seguem em posição privilegiada para assegurar o apuramento, mas bem melhor está ainda o Paraguai, que reforçou sábado a liderança, ao vencer por 1-0 na Colômbia.
Um golo de Salvador Cabañas, logo aos nove minutos, com a “colaboração” do guarda-redes local Agustín Julio, foi o suficiente para os paraguaios somarem o sexto triunfo, em nove jogos.
A formação paraguaia, que soma ainda dois empates e só perdeu na Bolívia (2-4), contou com o benfiquista Oscar Cardozo nos últimos cinco minutos, enquanto os locais, sem golos nos últimos 444 minutos, apresentaram de início o médio portista Guarin (substituído aos 72 minutos) e o avançado bracarense Wason Renteria.
No outro encontro disputado sábado, a Bolívia venceu em casa o Peru por 3-0, com dois tentos de Joaquin Botero (04 e 16 minutos) e um do ex-benfiquista Ronald Garcia (80).
Após estes quatro encontros, o Paraguai lidera (20 pontos), seguido de Argentina e Brasil (ambos com 16), Chile (com 13 e menos um jogo), Uruguai (12), Colômbia (10), Equador (nove e menos um jogo), Bolívia (oito) e Venezuela e Peru (ambos com sete).
A nona ronda de qualificação sul-americana fica concluída ainda hoje, com a deslocação do Chile ao Equador, sendo que, em caso de vitória, os forasteiros igualam a Argentina e Brasil.
Os quatro primeiros classificados da confederação sul-americana qualificam-se para o Mundial de 2010, que se vai realizar na África do Sul, enquanto o quinto disputará um “play-off” frente ao quarto colocado da zona Concacaf.