O Real Madrid continua sem perder em visitas ao rival Atlético há nove anos, apesar do golo marcado hoje pelo futebolista português Simão, ''anulado'' pelo tento ainda mais tardio de Higuaín, que estabeleceu a vitória (2-1) do campeão espanhol.
O avançado português voltou aos relvados na segunda parte, depois de três semanas ''tocado'', e empatou a partida aos 90 minutos, na cobrança de um livre directo, mas uma falta desnecesaria de Heitinga sobre Drenthe ditou a derrota ''colchonera'', aos 93, na sequência do penalti convertido por Higuaín.
O avançado holandês Ruud Van Nistelrooy, logo aos 34 segundos de jogo, tinha inaugurado o marcador, mas acabou por ser expulso aos 40, devido a uma falta cometida sobre o médio português Maniche.
Quatro minutos antes no atribulado jogo de abertura da sétima jornada do campeonato, tinha sido o ''colchonero'' Perea a abandonar mais cedo o terreno por ordem do árbitro da partida, devido a uma agressão a Sneijder.
Com este triunfo, os ''merengues'', pelos quais o defesa português Pepe foi titular, encabeçam provisoriamente a tabela do campeonato, com os mesmos 16 pontos de Valência e Villarreal.