O treinador do Dínamo de Kiev, Yuri Semin, elogiou hoje a qualidade do FC Porto, mas prometeu bater o pé aos “dragões” terça-feira na terceira jornada do Grupo G da Liga dos Campeões de futebol.
“É um adversário muito forte. Todas as épocas muda 20 a 30 por cento da equipa, mas consegue ser o inevitável campeão de Portugal”, justificou.
Tal como Jesualdo Ferreira, o técnico também se escusou a realçar jogadores adversários: “Destaco a sua organização, o colectivo e a união. O FC Porto sabe o que quer e o resultado que lhe interessa”.
Numa conferência de imprensa sem direito a perguntas dos jornalistas portugueses e na qual o tradutor se limitou a traduzir uma frase de cada longa resposta, Semin admitiu estar “preocupado” com o desafio.
“Claro que estou preocupado, pois é um jogo da Liga dos Campeões no qual não queremos desiludir os nossos adeptos”, vincou, admitindo que “sem ansiedade o jogo não é interessante”.
Yuri Semin lamentou ainda o facto de não ter podido preparar o desafio nas condições ideais - “a maioria dos jogadores esteve a representar a selecção” - e manifestou a esperança de sair do Dragão com um resultado positivo.
“Faltam ainda quatro jogos. Todos têm a mesma importância. O jogo no Dragão não é mais importante do que os outros”, concluiu, tirando pressão aos seus pupilos, líderes do campeonato da Ucrânia.
O “capitão” Olexandr Shovkovskiy é o habitual porta-voz do Dínamo de Kiev nos jogos importantes e no Porto garantiu que a equipa está preparada para dar uma boa resposta.
“A maioria dos jogadores vai sentir-se à vontade no Dstádio do Dragão. Estão bem preparados e vão seguir as instruções do treinador”, disse o guarda-redes.
Shovkovskiy garante que a equipa “está motivada e a olhar o futuro com optimismo”, revelando-se ainda convicto que FC Porto e Dínamo de Kiev vão proporcionar “um grande jogo” de futebol.
A equipa do Dínamo de Kiev trabalhou quinze minutos à porta aberta, no qual foi apenas possível ver os habituais exercícios de aquecimento.
O avançado Artem Kravets está lesionado e foi o único atleta impedido de viajar para Portugal: o médio sérvio Milos Ninkovic recuperou de problemas físicos e integrou a convocatória de 21 elementos.
O Dínamo de Kiev deve alinhar com Stanislav Bogush na baliza, atrás de um quarteto composto por Betão, Pape Diakhate, Taras Mikhalik e El Kaddouri.
No meio campo devem alinhar Ognjen Vukojevic, Miolos Ninkovic, Roman Eremenko e Tiberiu Ghioane, enquanto a frente de ataque será entregue a Artem Milevskiy e Ismael Bangoura.
O Dínamo de Kiev segue na terceira posição do Grupo G com dois pontos, menos um que o FC Porto, segundo classificado, e menos dois que o Arsenal, líder da poule.