O antigo internacional Romeno Dorinel Monteanu até agora treinador da equipa Universitatea Cluj da segunda divisão romena de futebol é o novo treinador do Steaua de Bucareste de Tiago Gomes e Semedo, informou hoje o proprietário do clube, Gigi Becali.
Monteanu sucede a Marius Lacatus, que se demitiu após a derrota do Steaua em casa frente aos franceses do Lyon por 5-3, em jogo da terceira jornada do grupo F da Liga dos Campeões.
“Estou surpreendido e honrado com a oferta do Steaua”, disse hoje Monteanu antes de aceitar o cargo, e admitiu conhecer os problemas que os seus antecessores (Gheorghe Hagi e Marius Lacatus) tiveram.
O novo treinador de Tiago Gomes e Semedo afirmou que tem confiança em si próprio, e que treinar o Steaua é “um grande desafio para qualquer treinador”, mas que de maneira nenhuma vai “ser escravo de nada”, apenas o “subalterno de Becali”.
Com 134 internacionalizações e 16 golos pela selecção romena, Monteanu, 40 anos, é o jogador romeno mais internacional de sempre, tendo iniciando a carreira no Metalul Bocsa, antes de se transferir para o Dínamo de Bucareste, em 1991.
Fora da Roménia, o médio representou o Cercles Bruges (Bélgica), FC Koln e VFL Wolfsburgo (Alemanha), antes de regressar à Roménia para defender as cores do Steaua de Bucareste em 2004.
O Steaua de Bucareste ocupa o quarto lugar do campeonato romeno, com 21 pontos (6 vitórias, 3 empates e 3 derrotas), mas na Liga dos Campeões está no último lugar do grupo F, com apenas um ponto.