O Sporting de Braga impôs hoje a maior goleada da Liga portuguesa de futebol ao Estrela da Amadora, vencendo por 5-0, no encerramento da sexta jornada, e impediu a equipa da Reboleira de igualar Nacional e Leixões na liderança.
Hugo Gomes (25), com o segundo auto-golo do campeonato, abriu caminho à goleada bracarense, consumada com os tentos de Meyong (45+1), Rodriguez (63), Márcio Mossoró (65) e Luís Aguiar (90+1), que deram o primeiro triunfo ''caseiro'' da época à equipa orientada por Jorge Jesus e ditaram a segunda derrota na Liga do conjunto de Lito Vidigal.
Com este resultado, o Sporting de Braga, que marcou oito golos nos últimos dois jogos (somando os 3-0 frente ao Portsmouth para a Taça UEFA), ascendeu ao 13ª posto, com oito pontos.
O Estrela, que terminou reduzido a 10 com a expulsão de Luís Vidigal (74), passou a ocupar o sexto lugar, com 10 pontos, e perdeu o contacto com Leixões e Nacional, que somam 13. Pelo meio estão Benfica (12), FC Porto (11) e Sporting (10).
No domingo, o Benfica ultrapassou o FC Porto e distanciou-se do Sporting, isolando-se, no terceiro lugar, depois de receber e vencer a Naval 1º de Maio por 2-1.
A vitória ''encarnada'' foi construída com os golos de Luisão, aos 71 minutos, e de Cardozo, aos 86, este depois de Marcelinho ter empatado para a Naval, aos 83, e permitiu aos ''encarnados'' somarem 12 pontos e ascender ao terceiro lugar, a um ponto dos ''alvi-negros'' e leixonenses.
Na Mata Real, o Sporting não foi além de um nulo frente ao Paços de Ferreira, que deixou os ''leões'' na quinta posição.
O Nacional, que venceu o Vitória de Setúbal por 1-0, na Choupana, com uma grande penalidade trasnformada pelo brasileiro Néné, aos 77, chegou à primeira posição do campeonato, dividida com o Leixões, que sábado foi ao Estádio do Dragão bater o tricampeão português FC Porto, por 3-2, retirando-o da liderança.
À sexta jornada, Nacional e Leixões contabilizam quatro vitórias, um empate e uma derrota no campeonato, uma performance que os torna nas únicas equipas com 13 pontos e que hoje o Estrela da Amadora não conseguiu igualar.
No confronto directo, o Nacional leva a melhor sobre o Leixões por ter vencido o conjunto orientado por José Mota, em Matosinhos, por 3-1.
O outro beneficiado da ronda foi o Benfica, que, mesmo sem jogar bem, venceu a Naval, descolou do Sporting e ascendeu ao terceiro posto, ultrapassando o FC Porto, deslocado da liderança para a quarta posição da tabela.