Os accionistas das SAD do Benfica ratificaram hoje, em Assembleia Geral, a cooptação do antigo futebolista Rui Costa para o cargo de administrador e votaram favoravelmente o relatório e contas do exercício de 2007/08.
Dos cinco pontos da ordem de trabalhos, todos foram aprovados, mas a SAD adiou para 17 de Novembro, pelas 19:00, data da segunda convocatória para a reunião magna de hoje, a apreciação das contas consolidadas da SAD, como adiantou no final da reunião a Administradora Teresa Claudino.
''Como já tem sido divulgado, o Benfica criou a clínica do SLB, cuja marca é Clínica do Benfica, que é participada pelo clube e pela SAD. Como tal, a SAD, além das contas individuais, tem também de passar a apresentar contas consolidadas, ou seja, consolidar os resultados da clínica dentro das contas da SAD'', explicou a administradora, que foi a porta-voz da sociedade após a reunião.
Teresa Claudino precisou que esse adiamento ficou a dever-se à falta de tempo para os accionistas lerem as contas consolidadas, que só ficaram disponíveis hoje.
''Como não tivemos tempo de ter definidas para os accionistas as contas consolidadas da SAD, que estarão desponíveis hoje, achámos que, em nome da transparência, não era correcto irmos sujeitar à apreciação umas contas que as pessoas não tinham tido oportunidade de ler'', justificou a administradora.
Teresa Claudino acrescentou que, ''como estava marcada para segunda convocatória o dia 17 de Novembro'', a administração da SAD vai ''aproveitar essa data para então apresentar as contas consolidadas da SAD, ou seja, a consolidação da clínica dentro da SAD''.
''Relativamente às contas individuais da SAD, ao ponto um, dois e três, foi tudo aprovado. A apresentação das contas, a aplicação de resultados e a apreciação da adminsitração, isso foi tudo aprovado. No dia 17 de Novembro será só a questão das contas consolidadas, da consolidação da clínica dentro das contas da SAD'', disse a administradora da SAD.
Teresa Claudino revelou ainda que ''o grande aplauso que se ouviu na sala foi para a ratificação da cooptação do Rui Costa'', quarto dos cinco pontos da ordem de trabalhos, que incluia ainda a alteração do exercício social, que passará a ser de 01 de Julho a 30 de Junho, em vez de 01 de Agosto a 31 de Julho.
A SAD do clube lisboeta comunicou sexta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) o resultado do exercício passado, que apresenta lucro pela segunda vez desde a sua constituição, em 2000.
Apesar do resultado líquido positivo, a SAD ''encarnada'' registou uma quebra de mais de 12 milhões de euros em relação ao exercício anterior, explicada pela diminuição drástica dos proveitos operacionais e transferências de futebolistas.
A SAD do Benfica apresenta um lucro de 120.932 euros, contra 12.657.467 em 2006/07, números para os quais contribuiu a diferença nos proveitos operacionais (49.502.763 contra 58.543.208 na época transacta) e na transacção de futebolistas (23.515.011 para 12.984.696).