O Olhanense confirmou hoje a liderança na Liga de Honra em futebol depois de aliar a vitória de sábado em Portimão (3-2) aos deslizes das seis equipas que seguiam na frente dos algarvios à entrada para a sétima jornada.
No jogo que encerrava a ronda, e que podia recolocar o Santa Clara no topo da classificação, os açorianos não fizeram melhor que um empate a uma bola na recepção ao Estoril-Praia, confirmando em definitivo o primeiro lugar da equipa de Olhão.
No ''derby'' algarvio de sábado, a equipa de Olhão visitou o vizinho Portimonense e somou a segunda vitória consecutiva fora de casa no espaço de uma semana, graças a um golo de Steven Vitória a dois minutos do final, que desfez uma igualdade a duas bolas.
No domingo, seguiram-se os ''tropeções'' de Sporting da Covilhã, Boavista, Gil Vicente, Varzim e Santa Clara, com o resultado mais inesperado a ser protagonizado pelos gilistas, derrotados em Gondomar por claros 3-0.
''Lanterna vermelha'' da tabela à entrada para esta jornada, o Gondomar tinha apenas dois pontos em seis jogos (equivalentes a dois empates em casa) mas acabou com a ''malapata'' e logo diante um candidato à subida, que ainda não tinha perdido para o campeonato.
Dois golos do senegalês Gora Tall e outro de Castro ilustraram a vitória do Gondomar, que entregou o último posto ao Vizela, novo 16º classificado apesar do ponto conquistado em Freamunde (1-1)
O Sporting da Covilhã podia agora ser o novo comandante da Honra caso não tivesse deixado dois pontos em Leiria. Os serranos ainda estiveram em vantagem, depois do golo de Pimenta, aos 66 minutos, mas a União, que ainda não ganhou em casa, empatou seis minutos depois, por intermédio de Cássio.
Tal como o clube da Covilhã, o Boavista, que entrava para esta ronda com os mesmos pontos que açorianos e serranos, também tinha condições para fechar esta jornada no topo da classificação mas foi derrotado por 2-0 na visita ao Feirense.
Dois golos na segunda parte, apontados por Luciano (55) e Serginho (72), ofereceram ao Feirense - ainda invicto em Santa Maria da Feira - a terceira vitória caseira, enquanto o Boavista acabou com uma série de quatro jogos sempre a pontuar (duas vitórias e dois empates).