loading

Liga Campeões: Sporting e FC Barcelona únicos já nos «oitavos»

O Sporting, de forma inédita, e o FC Barcelona foram hoje as únicas equipas a conquistar um lugar nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões em futebol, após uma quarta jornada com muitas surpresas.

Liga Campeões: Sporting e FC Barcelona únicos já nos «oitavos»

Um golo do suplente luso-brasileiro Derlei, aos 73 minutos, foi o suficiente para os “leões” assegurarem a qualificação, à quinta tentativa, já que, no outro jogo do Grupo C, o FC Barcelona ajudou, apesar de surpreendentemente “empatado” em casa pelo Basileia (1-1).

A formação “leonina”, que selou a 500ª vitória lusa nas taças europeias, “vingou” os desaires de 1997/98, 2000/2001, 2006/2007 e 2007/2008, e colocou-se a um escasso ponto do “Barca” (nove contra 10), que era, até hoje, a única formação 100 por cento vitoriosa.

Os catalães, que haviam goleado na Suíça (5-0), marcaram primeiro, pelo argentino Lionel Messi, que saiu do banco aos 60 minutos e facturou aos 62, mas, aos 82, o também suplente Eren Derdiyok selou a igualdade, dando o primeiro ponto ao Basileia.

Se o empate do FC Barcelona surpreendeu, mais inesperadas ainda foram a derrota do vicecampeão europeu Chelsea em Roma, onde esteve a perder por 3-0 e caiu por 3-1, e o empate do Inter de Milão no reduto do Anorthosis, que chegou a liderar por 3-2.

Na capital italiana, o veterano defesa Christian Panucci, aos 34 minutos, e o avançado montenegrino Mirko Vucinic, aos 48 e 58, selaram o sucesso dos romanos, enquanto o “capitão” John Terry apontou o tento de honra dos ingleses, aos 75.

O conjunto comandado pelo ex-seleccionador luso, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, que utilizou de início Deco (expulso por acumulação de amarelos, aos 81 minutos) e Bosingwa (substituído, aos 63 minutos), só conta mais um ponto do que AS Roma e Bordéus.

A formação gaulesa ascendeu ao segundo posto, ao vencer fora o CFR Cluj por 2-1, com tentos de Yoann Gourcuff, aos seis minutos, e do brasileiro Wendel (ex-Nacional), aos 38.

O português Dani marcou, aos nove minutos, o tento dos romenos, que, também com Tony (substituído aos 65 minutos) e Cadu no “onze”, caíram do segundo para o último lugar do Grupo A. Nas últimas rondas, recebem o conjunto italiano e fecham em Londres.

Se o Chelsea complicou o apuramento, mesmo continuando muito bem posicionado, o Inter, de José Mourinho, pode agradecer ao suplente argentino Júlio Cruz, que marcou aos 80 minutos, não ter sofrido uma humilhante derrota no reduto do Anorthosis (3-3).

Mário Balotelli (13 minutos) e Marco Materazzi (44) deram duas vezes vantagem aos italianos, com Ricardo Quaresma todo o jogo, mas o francês Cédric Bordon (31) e Georgios Panagi (45+1), que substitui Paulo Costa (43), empataram e Nikolaos Frousos fez o 3-2 (50).

Apesar do empate, os cipriotas seguraram o segundo lugar, com cinco pontos, três atrás dos italianos e com mais um do que os gregos do Panathinaikos, que, surpreendentemente, venceram o Werder Bremen, na Alemanha, por 3-0, com tentos de Vangelis Mantzios, do ex-benfiquista Giorgios Karagounis e de Alexandros Tziolis.

No Grupo D, o Atlético de Madrid, com os portugueses Maniche (viu um amarelo) e Simão (substituído aos 90 minutos) no “onze”, esteve quase a selar o apuramento em Anfield Road, graças a um tento do argentino Maxi Rodriguez, aos 37 minutos.

O Liverpool logrou, no entanto, restabelecer a igualdade em “cima” do fim, graças a um tento do “capitão” Steven Gerrard, aos 95 minutos, de grande penalidade, resultado que mantevr as duas equipas em igualdade no comando do grupo, com oito pontos.

Mesmo sem estarem matematicamente apurados, espanhóis e ingleses estão certos nos “oitavos”, pois contam cinco pontos de avanço sobre o Marselha e o PSV Eindhoven. Hoje, em França, os locais venceram por 3-0, com tentos de Bakari Koné e Mamadou Niang (dois).

A quarta jornada da Liga dos Campeões prossegue quarta-feira, dia em que o FC Porto tem uma difícil deslocação ao reduto do Dínamo de Kiev, que já ganhou no Dragão (1-0), e pode haver mais apurados - Manchester United, Villarreal, Bayern Munique, Arsenal e Juventus.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?