O preparador físico do Leixões, Jorge Mendonça, disse hoje esperar uma “arbitragem isenta” no jogo frente ao Sporting, da oitava jornada da Liga de futebol, apesar da polémica em torno do Sporting-FC Porto, da Taça de Portugal.
“Queremos o mesmo que o Sporting: uma arbitragem isenta, que não prejudique ninguém. Um jogo em que os protagonistas sejam os jogadores”, afirmou.
O técnico, que substituiu o treinador José Mota, castigado pela Liga, na sala de imprensa, garantiu que a onda de contestação à arbitragem do desafio da Taça, domingo, passou “completamente ao lado” do balneário.
“Não me parece que haja nenhuma onda no mar de Matosinhos, nem ouvi ninguém falar sobre isso”, ironizou, retirando importância às palavras do jogador leixonense Joel, que se referiu, terça-feira, à “pressão” que o árbitro (Pedro Proença, de Lisboa) pode sentir, devido às declarações de vários responsáveis do Sporting.
No encontro de sábado, que se disputa no Estádio José Alvalade, o Leixões, actual líder da Liga portuguesa, com mais três pontos do que o Sporting, vai tentar ser uma equipa “personalizada”, mas Jorge Mendonça admitiu que “o empate não é um mau resultado”, tendo em conta o objectivo da “manutenção”.
O preparador físico acrescentou ainda que a sua equipa “joga com paixão” e que essa é uma das razões do actual sucesso e da “proximidade com a massa associativa”.
Quanto ao adversário, Jorge Mendonça assegurou que a equipa técnica conta defrontar “o melhor Sporting da época”, de acordo com aquilo que viu no desafio com o FC Porto, especialmente na primeira parte.
José Mota termina hoje os 11 dias de castigo impostos pela Liga, pelo que já se poderá sentar no banco leixonense sábado.
Relativamente à lista de convocados, registou-se apenas a entrada do avançado Nwoko para o lugar de Serginho Baiano, mantendo-se de fora os lesionados Nuno Silva, Castanheira, Paulo Tavares e Brandón.
A partida entre Sporting e Leixões, a contar para a oitava jornada da Liga, está agendada para sábado, às 20:30, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e será dirigida pelo árbitro Pedro Proença, de Lisboa.