O futebolista português Cristiano Ronaldo alcançou e ultrapassou hoje os 100 golos pelo Manchester United, ao “bisar” na recepção ao Stoke City (5-0), de livre directo, em encontro da 13ª jornada da Liga inglesa.
Novamente em excelente momento de forma, similar à que lhe vai valer, com toda a certeza, a “Bola de Ouro” e o prémio de melhor do ano da FIFA, Ronaldo inaugurou o marcador aos quatro minutos, na transformação de um livre directo, alcançando o centenário.
A terminar mais uma grande tarde em Old Trafford, o “7” dos “diabos vermelhos” aumentou a sua contagem pessoal no clube para 101 tentos, novamente de livre directo, aos 89 minutos.
Contratado na pré-temporada de 2003/2004, depois de uma “enorme” exibição ainda pelo Sporting contra os “red devils”, na inauguração do Alvalade XXI (3-1 a 06 de Agosto de 2003), Ronaldo completou o centenário cinco anos e 14 dias após o primeiro tento.
A 01 de Novembro de 2003, em Old Trafford, em encontro da 11ª ronda da Liga inglesa, o internacional luso marcou o segundo golo ao Portsmouth (3-0), curiosamente também na transformação de um livre directo, aos 80 minutos, cinco após ter entrado em campo.
Nascido a 05 de Fevereiro de 1985, no Funchal, Cristiano Ronaldo encantou na primeira época, mas ficou-se pelos seis golos, sendo que na seguinte (2004/2005) marcou nove e em 2005/2006 atingiu os 12: não melhorou muito, mas foi sempre em crescendo.
A veia goleadora do extremo luso só surgiu, verdadeiramente, em 2006/2007, época em que apostou com o treinador Alex Ferguson que marcaria 15 golos e superou claramente as expectativas, ao conseguir 23, 17 dos quais na Liga inglesa (terceiro melhor marcador).
Para uma extremo, a marca já era significativa, mas, em 2007/2008, Cristiano Ronaldo logrou o inimaginável, ao apontar 42 golos pelo conjunto de Manchester.
O sucessor de George Best e Eric Cantona com o mítico “7” do United cometeu mesmo a inacreditável proeza de arrebatar a “Bota de Ouro”, graças aos 31 tentos conseguidos na Premier League, sendo decisivo para o “bis” do United.
Para completar uma época de “sonho”, Ronaldo venceu e foi o melhor marcador da Liga dos Campeões (oito tentos) e apontou ainda mais três na Taça de Inglaterra.
O extremo luso acabou a temporada com um total de 92 golos pelo United a atingiu hoje os 101, ao alcançar o sétimo e o oitavo no campeonato - marcou ainda um na Taça da Liga -, em apenas nove encontros disputados na Primeira Liga.
Além de ter alcançado o centenário ao serviço dos detentores do título europeu, Cristiano Ronaldo somou igualmente o 10º encontro consecutivo a marcar em jogos disputados em Old Trafford - a última vez que ficou em “branco” foi a... 10 de Fevereiro (1-2 com o City).