O Sporting de Braga ascendeu hoje ao sétimo lugar da Liga portuguesa de futebol, ao receber e bater o Vitória de Setúbal por 1-0, no último encontro do dia da oitava jornada da prova.
Um golo do avançado internacional camaronês Albert Meyong Zé, que representou os sadinos entre 1999/2000 e 2004/2005, aos 30 minutos, foi suficiente para selar o terceiro triunfo dos minhotos, que ultrapassaram Naval e Estrela da Amadora.
Os “arsenalistas” passaram a contar 12 pontos, enquanto o Vitória de Setúbal manteve-se com sete, depois de sofrer o quinto desaire e o quarto consecutivo na prova.
Por seu lado, horas antes, o Benfica recolocou-se quatro pontos acima do tricampeão FC Porto e passou a contar cinco de avanço sobre o Sporting, ao vencer em casa o Estrela da Amadora por 1-0.
O central brasileiro Sidnei decidiu, com tento aos 50 minutos, selando o terceiro sucesso consecutivo dos “encarnados”, que continuam no segundo posto, um ponto atrás do surpreendente e sensacional líder Leixões, vencedor sábado em Alvalade (1-0).
Depois de já ter empatado em casa com os “encarnados” (1-1) e triunfado em pleno Estádio do Dragão (3-2), o conjunto de Matosinhos derrubou, desta vez, o Sporting, agora com um tento do médio brasileiro Roberto Sousa, aos 65 minutos.
Com este triunfo, o “onze” comandado por José Mota passou a contar 19 pontos, contra 18 do Benfica e 14 de um trio composto pelos dois representantes da Madeira e o tricampeão FC Porto.
O Marítimo, que venceu por 2-0 na Trofa, sexta-feira, no arranque da ronda, é o quarto colocado, seguido dos portistas, que, após dois desaires, venceram sábado o Vitória de Guimarães por 2-0, com tentos argentinos de Lisandro Lopez e Ernesto Farias.
Por seu lado, o Nacional caiu do terceiro posto, no qual seguia isolado, para o quinto, ao ficar-se por um “nulo” na recepção ao Rio Ave, que passou a somar sete pontos.
Atrás deste trio, e num impensável sexto lugar, segue o Sporting, que sofreu o terceiro desaire na prova e já só está um ponto à frente dos “arsenalistas”.
No outro encontro de hoje, o Paços de Ferreira somou a primeira vitória na prova, ao receber e bater a Naval por 2-1, com dois golos em “cima” do intervalo.
A ronda oito termina segunda-feira, dia em que o Belenenses, provisoriamente abaixo da “linha de água” (quatro pontos) é anfitrião da Académica (nove).