O Belenenses conquistou hoje a primeira vitória na Liga portuguesa de futebol, ao impor-se por 1-0 na recepção à Académica, no jogo de encerramento da oitava jornada da prova.
O médio brasileiro Vinicius estreou-se a marcar no campeonato, aos 15 minutos, assegurando o primeiro sucesso dos ''azuis'', numa ronda marcada pelo sucesso do líder Leixões em Alvalade (1-0) e a continuação da fuga do Benfica aos outros ''grandes''.
O Belenenses abandonou os lugares de despromoção para os quais se viu provisoriamente relegado, com menos dois pontos em relação à Académica, que continuam sem vencer fora de casa na Liga.
Sábado, o sensacional Leixões reforçou a liderança do campeonato, ao vencer no reduto do Sporting por 1-0, graças a um golo do brasileiro Roberto Sousa, acentuando a crise de resultados da equipa ''leonina'' na prova.
Na perseguição ao conjunto de Matosinhos, segue, a um ponto, o Benfica, que recebeu e bateu (1-0) no domingo um Estrela da Amadora em grave crise financeira, graças ao tento solitário do defesa brasileiro Sidnei.
Os ''encarnados'' não chegaram à liderança, mas mantiveram quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto, que ganhou sábado em casa ao Vitória de Guimarães (2-0), com golos argentinos de Lisandro Lopez e Ernesto Farias, e passaram a contar mais cinco dos que o Sporting.
Ao perder na recepção ao Leixões, o Sporting caiu para fora dos lugares europeus (sexto lugar), com 13 pontos, contra 14 de Marítimo (2-0 na Trofa, sexta-feira), FC Porto e Nacional, que se ficou por um ''nulo'' na recepção ao Rio Ave.
Imediatamente abaixo dos ''leões'', está agora o Sporting de Braga, que venceu em casa o Vitória de Setúbal (quatro desaire consecutivo), por 1-0, graças a um tento do ex-sadino Meyong.
O Paços de Ferreira somou domingo o primeiro triunfo na prova, ao impor-se por 2-1 à Naval 1º de Maio, devolvendo a ''lanterna vermelha'' ao Trofense.