Zlatan Ibrahimovic, avançado do Inter Milão, foi eleito, pela terceira vez na sua carreira, o melhor futebolista sueco do ano, fazendo hoje manchete na maioria dos jornais diários da Suécia.
“Nunca a Suécia teve um jogador tão completo. Por essa razão, a escolha é evidente”, refere o diário Svenska Dagbladet.
O prémio, denominado “Guldbollen” (Bola de Ouro), foi entregue na noite de segunda-feira a Ibrahimovic pelas mãos do lendário futebolista brasileiro Pelé, numa gala que decorreu em Estocolmo.
“Todos sabem que ele é o melhor jogador sueco da actualidade. Não há nenhuma dúvida em relação a isso”, referiu Pelé, tricampeão Mundial, acrescentando que Ibrahimovic é “muito rápido” e pode “evoluir em qualquer equipa”.
O avançado, de 27 anos, já tinha sido premiado como melhor jogador sueco em 2005 e 2007, mas, desta feita, torna-se o primeiro futebolista a merecer essa distinção por três vezes.
O internacional sueco é o futebolista mais bem pago em Itália, com um salário anual na ordem dos 11 milhões de euros líquidos por ano, segundo o diário desportivo italiano Gazzetta dello Sport.
No Inter de Milão, Ibrahimovic tem sido um dos indiscutíveis do português José Mourinho, técnico que assumiu o comando dos “neroazzurri” no início da época, substituindo no cargo Roberto Mancini.